62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
EFEITOS DE UM PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI
Aellanene Luiz Rosa Guimarães 2
Luiz Washington Cardoso 2
Letícia Benedito Lima 2
Kléber do Sacramento Adão 1
Elaine Cristina de Almeida 2
1. Prof. Dr./Orientador - Depto. das Ciências da Educação Física e Saúde - UFSJ
2. Depto. das Ciências da Educação Física e Saúde, UFSJ, São João del Rei/MG
INTRODUÇÃO:
O estudo buscou investigar os efeitos de aplicação de um programa de Ginástica Laboral em trabalhadores do departamento de obras da Prefeitura Municipal de São João del Rei, bem como avaliar os níveis de bem estar físico, psicológico, objetivando identificar possíveis ganhos obtidos com o programa.
METODOLOGIA:
O estudo descritivo constituiu-se de 50 indivíduos do sexo masculino, entre 20 e 50 anos. Realizou-se uma análise das funções dos trabalhadores, para identificação de suas necessidades, seguido de um programa de exercícios com duas sessões semanais de trinta minutos, com exercícios compensatórios, preparatórios, fortalecimento muscular, correção postural, relaxamento e alongamento das estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias.
RESULTADOS:
Inicialmente as dificuldades relacionadas à falta de infra-estrutura para a realização do diagnóstico e aplicação do programa, bem como desconfiança e resistência inicial dos indivíduos participantes foram superadas mediante o desenvolvimento das atividades. Os problemas de natureza motora anteriormente detectados foram gradativamente amenizados.
CONCLUSÃO:
Os resultados apresentados pela pesquisa, apontam para a viabilidade da aplicação de um programa de Ginástica Laboral envolvendo servidores que desenvolvem atividades de esforço intenso desde que pautadas por princípios e práticas de intervenção que promovam além das qualidades físicas e das habilidades perceptivo-motoras, a melhora nas relações inter-pessoais nos ambientes de trabalho e familiar, elevação da auto estima e na execução de atividades simples da vida diária. A atenção e o respeito demonstrados aos trabalhadores, foram essenciais, tornando-os sujeitos do processo, sendo oriundos de um setor muitas vezes não reconhecido.
Instituição de Fomento: FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Ginástica Laboral, Qualidade de Vida, Departamento de Obras.