62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO BAIRRO DO GARRANCHO NO MUNICIPIO DE RAPOSA-MA
Jcilene Castro Correia 1
Chailine Silva Torres 1
Alexsandra Maryllen Roges Costa Falcão 1
1. Universidade Federal do Maranhão/ UFMA
INTRODUÇÃO:

A área nordeste da ilha do Maranhão apresenta uma intensa dinâmica na paisagem variável no decorrer do tempo e espaço. Nesse sentido, o presente estudo desenvolveu-se no bairro do Garrancho, no município de Raposa(MA), área costeira, onde os problemas ambientais são desencadeados pela pressão da população evidenciados pela intensa ocupação das áreas alagadas, tais como os manguezais, onde a construção desordenada de moradias, a deposição do lixo e o lançamento de esgoto são refletidos pela falta de políticas públicas voltadas ao município. Assim a qualidade de vida da população e especificamente no bairro deveria ser medida pela salubridade e adequação da moradia, pela oferta de infra-estrutura, equipamentos urbanos, espaços de uso coletivos e pelo acesso de serviços públicos essenciais.

 A partir dessa perspectiva o estudo tem por objetivo caracterizar a problemática ambiental do bairro do Garrancho, envolvendo aspectos econômicos, sociais e ambientais

METODOLOGIA:

Os procedimento metodológicos para a execução do trabalho compreendem, inicialmente, revisão bibliográfica, cartográfica, conhecimento da área de estudo (visita de campo), entrevistas semi-estruturadas com os moradores e donos de bares e restaurantes, para uma melhor compreensão acerca dos problemas ambientais e sociais que a área vem sofrendo (níveis de degradação), que se refletem na ameaça da sustentabilidade do aproveitamento dos recursos ambientais.

RESULTADOS:

Foi constatado que duas das principais ruas do bairro do Garrancho (Coqueiro e Av. Principal) foram encontrados 10 pontos comercias entre eles bares, restaurante e pousadas, onde 30% dos donos destes pontos tem conhecimento acerca de gestão ambiental, 40% dos donos de bares, restaurantes e  pousadas levam  em consideração na gestão ambiental aspectos como: qualidade da água e produção de resíduos, 30% levam em consideração espaços verdes e qualidade do ar. Quanto ao aspecto de infra-estrutura, o bairro não possui saneamento básico, ficando assim, o esgoto a céu aberto, vale ressaltar que o bairro fica entre um dos biomas de maior relevância. A freqüência da coleta de lixo no lugar acontece 2 vezes na semana, por meio de carro não apropriado (caçamba), mesmo assim a produção de resíduo sólido no local aumenta de forma contínua prejudicando  a qualidade de vida do ambiente e dos moradores. No que tange o aspecto qualidade da água, ficou claro que 50 % dos moradores recebem a água da rede geral, usando como tratamento a filtração da mesma e os outros 50 % recebem a água em sua moradia por meio de poços artesianos. Podemos levar em consideração que 60 % % dos moradores estão insatisfeitos com a participação do governo no bairro. Quanto à pavimentação do bairro e a urbanização foi constatado problemas estruturais relacionados à falta de conservação das praças e feiras, tendo como um grave problema na poluição visual e ambiental, já que o lixo fica exposto trazendo uma série de problemas de saúde aos moradores, como foi mostrado no ano de 2008, nas entrevistas realizadas foram relatados 12 casos de dengue, além da proliferação de insetos e roedores no bairro.

CONCLUSÃO:

Através das entrevistas foi observado que o tipo e a condição das moradias da área refletem o poder aquisitivo dos moradores e a caracterização socioeconômica dos mesmos, sendo assim, 40% das habitações são palafitas localizadas em áreas alagáveis como exemplo dessas áreas temos os manguezais. O salário dos moradores gira em torno de menos de um salário mínimo, refletindo na educação dos mesmos. Assim o nível de escolaridade de mais de 45 % é do fundamental incompleto e 20 % não sabem ou nunca ouviram falar em Educação Ambiental na região, gerando assim uma aceleração da impactação da área, ou seja, existe uma tendência para o esgotamento precoce dos recursos naturais, presente no bairro do Garrancho. Entretanto, conferindo as entrevistas, verificamos que 15% da pessoas entre 20 e 60 anos tem a preocupação com a (re)utilização dos resíduos sólidos.

Através de uma visão olística, observamos que existe uma supressão do mangue pelo acúmulo de resíduos sólidos no local, como exemplo da grande quantidade de garrafas pets, dentre outros resíduos encontrados nesse bioma  gerando uma destruição irreversível à  vários ecossistemas. 

 

Palavras-chave: Caracteristicas ambientais, resíduos sólidos, impactação.