62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CAPOEIRA: DO SONHO DE LIBERDADE À PERSPECTIVA MERCANTILISTA
SIMONE CAMPOS LIMA 1
ELAINE BRITO NUNES 1
MAIALA MARIA SOUZA 1
NEUBER LEITE COSTA 2, 3, 4, 5
1. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, CAMPUS XII, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA/UNEB
2. FACULDADE SOCIAL DA BAHIA-FSBA
3. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, CAMPUS II, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA/UNEB
4. FACULDADE REGIONAL DE ALOGOINHAS
5. PROF. DR. / ORIENTADOR
INTRODUÇÃO:

A Capoeira, patrimônio histórico da humanidade, materializa a luta e a resistência dos africanos e afro-descendentes escravizados, em que grande parte dos golpes e movimentos representa uma contraposição da ordem socialmente estabelecida. Deste modo, torna-se imprescindível denunciar a negligência histórica e o aproveitamento ilícito dessa manifestação da cultura corporal, que no início do século XX é propagada como ginástica, um meio profilático, como afirma Reis (1997), sofrendo a perda de seus sentidos e significados humanos, sendo moldadas e enfatizadas pelo fenômeno de esportivização e espetacularização - extensões do atual modo de produção, reprodução e organização da vida humana -, justificando a relevância social da Capoeira como instrumento de paz e como meio para aprimoramento da aptidão física. Além disso, atribuem uma possível contribuição para atingir as formas estéticas preconizadas pela indústria cultural.

METODOLOGIA:

Este estudo se configurou em uma pesquisa exploratória, desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica, obras pertinentes ao objeto de estudo. Somado a isso, foi realizada uma entrevista estruturada com apenas 11 capoeiristas, devido à inexistência de grupos na cidade de Guanambi-Ba, o que dificultou a localização de outros para compor o estudo que tem como objetivo conhecer e analisar as motivações e concepções no que diz respeito a essa manifestação. Para avaliar os dados obtidos por meio da entrevista utilizou-se a Análise do Discurso, tendo como base o método Dialético, visto que o mesmo permite compreender e apreender a totalidade dos fenômenos sociais. Optou-se por manter em sigilo a identificação dos sujeitos, obedecendo aos critérios éticos de uma pesquisa científica.

RESULTADOS:

Os motivos pelos quais as pessoas foram levadas a vivenciar a Capoeira estão no fato de sentirem-se atraídas pelo jogo espetacularizado - dando ênfase nos saltos e nas disputas. A relevância da Capoeira relatada pelos entrevistados advém dos benefícios profiláticos - problemas posturais, alívio do stress; por acreditarem que seja um meio para a obtenção da saúde; possibilitar o intercâmbio entre os grupos; o respeito (medo) que provém do fato de dominarem o que grande parte da sociedade considera uma luta; e por ser uma manifestação que identifica a Bahia. Os entrevistados afirmaram que a Capoeira era uma manifestação marginalizada, mas que vem conquistando espaço na sociedade, e em outros países - sem perceber a perda dos sentidos e os interesses mercantis -, apontando como positivo a divulgação midiática, a sua inserção esportivizada nas academias, e o aumento da participação da classe média. Apenas um entrevistado percebeu na sociedade a discriminação existente no que se refere à participação das mulheres na Capoeira, além da ligação desta com o candomblé. Poucos souberam discorrer sobre a gênese da Capoeira, e nenhum, mesmo contextualizando essa manifestação, soube identificar ou perceber a relevância de seu legado histórico.

CONCLUSÃO:

O atual modelo de produção, reprodução e organização da vida humana tem suas bases constituídas no individualismo, no intimismo, na competitividade, e utiliza-se de meios como o trabalho, as instituições de ensino, os meios de comunicação, bem como da Cultura Corporal para explorar, padronizar e docilizar os sujeitos, como objetivo de manter o que está posto. É nesse cenário que se estabelecem as relações dos capoeiristas com a Capoeira: o primeiro sofre os processos de coisificação e alienação; o segundo, de espetacularização e esportivização. Estas configurações - alienação, coisificação, esportivização e espetacularização - materializam a idéia de superação de preconceitos de gênero e ético-racial, o que contrapõe as motivações da criação da Capoeira.

Palavras-chave: Capoeira, Esportivização, Espetacularização.