62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
Letramento Literário - uma prática possível
Denise Araújo Correia 1
Dorinha Timóteo 1
Henrique Eduardo Sousa 1
1. Universidade Cândido Mendes em convênio com o Instituto A vez do Mestre
INTRODUÇÃO:
O texto não é pretexto. Apesar disto, o ensino da Literatura nas escolas do Brasil em geral tem constituído-se indubitavelmente na perspectiva da historicidade literária. As atividades escolares têm se esgotado em práticas clássicas de passagem de conceitos como gêneros literários, escolas literárias, escansão de versos ou figuras de linguagem, por exemplo. Não contemplam o mais importante: a significância do texto literário. É nesta perspectiva teórico-prática que este trabalho propõe novas metodologias que objetivam clarividenciar ao aluno os sentidos que o textos podem resguardar num diálogo entre leitores/leituras. O referencial teórico proposto por Rildo Cosson, no qual ele delimita a sequência básica e a sequência expandida, permite novas práticas de letramento que podem atingir diferentes contextos situacionais, quer seja de ambiente social ou de faixa etária.
METODOLOGIA:
Este trabalho prático de letramento literário foi realizado segundo o referencial teórico de sequência básica e sequência expandida, proposto pelo professor Rildo Cosson, na Escola Estadual Cônego Luís Wanderley, localizada em Natal/RN. O livro trabalhado, Geração dos maus, do escritor potiguar José Humberto Dutra, foi trabalhado numa turma da antiga 8ª série do ensino fundamental durante seis semanas. Foram seis encontros semanais, cada um deles com duração de cinquenta minutos. Como elementos para obtenção dos objetivos pedagógicos foram utilizadas várias estratégias e recursos de mídias: 1) no momento da motivação, foi transmitido trecho da minissérie Anos Rebeldes, veiculada pela Rede Globo, bem como foram utilizados recortes que demonstravam ações de engajamento político-social da juventude da década de 60; durante os intervalos de leitura até uma exposição fotográfica de Fernando Mineiro sobre a Natal da década de 60 foi trazida para os dicentes. O objetivo era tratar da referida obra de José Humberto Dutra, que traz um ambiente de rebeldia na capital norterriograndense na década de 60, e construir significações através de paralelos e contextualizações com os conhecimentos prévios e agora adquiridos pelos alunos.
RESULTADOS:
A natureza do trabalho foi conduzir inicialmente um ambiente de preparação para a obra apresentando trechos de série televisiva e aludindo determinado momento histórico do Brasil ( a década de 60). Após isso combinou-se com os alunos um prazo de leitura de 40 dias. Leitura prioritariamente realizada em casa e com três intervalos em sala de aula, nos quais o professor fazia apontamentos de leitura: lendo trechos, esclarecendo dúvidas, questionando afirmações do autor, fazendo paralelos com o presente. Ao fim, os alunos puderam através da construção de significados do texto até abranger a temática do texto e transpô-la para o nosso momento atual, ou seja, o lugar atual da juventude na sociedade.
CONCLUSÃO:
Os alunos conseguiram apreender uma significância do texto trabalhado sem uma sistemática usual de transmissão de conceitos, apenas com direcionamentos pontuais e liberdade de leitura. Puderam perceber prazer e aprendizado na prática da leitura. Perceberam, ainda, a natureza polifônica de todos os textos literários, bem como a atualidade temática da narrativa em questão. O texto tomou vida e expandiu-se para o universo de interesse dos alunos.
Palavras-chave: letramento literário, Ensino de Literatura, Sequência básica e Sequência Expandida.