62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
AVALIAÇÃO ESCOLAR: A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR E A APRENDIZAGEM REFLEXIVA DO EDUCANDO
Jeane Meira Lima 1
Evelyn Souto Viana 1, 3
Rosiglay Cavalcante de Vasconcelos 1, 2
Maria Solânia Albuquerque 1
1. Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA/Núcleo Recife-PE
2. Prof.ª Espec. Orientadora
3. Profª. Espec.
INTRODUÇÃO:
O processo avaliativo desenvolvido, através da aprendizagem contProf.ª Espec. Orientadora ínua do sujeito e apoiada pelo acompanhamento de um planejamento escolar, por parte do professor, reflete que além da aprendizagem existe um modelo de sociedade que se adota com a finalidade de possibilitar aprendizagens significativas. Essa visão de avaliação destaca os instrumentos avaliativos como meios de investigação para que seja concretizado o processo de aprendizagem do educando. Colocando desta forma, o sujeito na condição de poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades tornando-se um participante da construção do seu próprio conhecimento. Com isso, a presente pesquisa buscou analisar a concepção de avaliação escolar adotada pelos profissionais da área de educação da Escola Prof. Edward Bernardino, no ensino fundamental I, relacionando a prática social a partir dos instrumentos avaliativos adotados. Esse estudo adotou como base teórica estudos desenvolvidos na área de avaliação e planejamento escolar (Luckesi, 2006; Silva, 2003; Hoffmann, 2009; Rabelo, 1998 entre outros). Desta forma, a relevância desse estudo é relacionar a avaliação ao planejamento escolar, destacando o acompanhamento do educando nos três momentos importantes da aprendizagem avaliativa (diagnóstica, formativa e somativa).
METODOLOGIA:
Tendo em vista o interesse pelo estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva das aprendizagens significativas, relacionada ao planejamento escolar, o grupo decidiu observar a prática social do professor na Escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE, Escolar Prof. Edward Bernardino. Em seguida, através de visitas a referida escola, e observações nas salas de aula (Ensino Fundamental I) foram organizadas entrevistas com os profissionais de educação (cerca de quinze professores; diretora e coordenadora). Nessas entrevistas destacou-se a percepção que os profissionais de educação têm sobre o processo avaliativo, a concepção de aprendizagem significativa e a relação da prática social profissional com a concepção de educação construtivista. Outro ponto importante analisado pelo grupo é a postura adotada pelo professor sobre os instrumentos avaliativos. O passo seguinte foi observar e analisar a política educacional adotada pela Instituição, onde procurou compreender a gestão escolar e o objetivo do Projeto Político Pedagógico. Sendo assim, a abordagem educacional adotada está relacionada à teoria pedagógica crítica, em que a partir da postura profissional do professor, procurou discutir o significado da aprendizagem e da avaliação escolar.
RESULTADOS:
Na análise realizada sobre o processo de avaliação escolar foi constatado que ocorreram algumas incoerências entre a prática social e o discurso dos educadores. Sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem, a maior parte respondeu que avaliar não é uma tarefa fácil e justificou que as dificuldades são decorrentes do processo ser contínuo. Sobre a avaliação ser contínua e de qualitativa, todos os entrevistados disseram que sim. Em relação aos tipos de avaliação, a grande maioria falou que utiliza os três tipos de avaliações (diagnostica formativa e somativa), mas na prática ficou constatada a avaliação diagnóstica e a somativa (a primeira para registro; e a segunda, estatística para a classificação). Sobre a prova como instrumento avaliativo, praticamente a metade dos entrevistados disse que é bom e justificou como necessária para aprendizagem, destacando-a como a principal finalidade da avaliação. No caso dos conhecimentos metodológicos, a visão de alguns é o método tradicional; enquanto dos demais, o método construtivista. O que ficou evidente, na prática profissional, é que, a prática avaliativa ocorre através da pedagogia tradicional, onde o conhecimento é centrado no educador, já a avaliação é abordada como instrumento de verificação, comparação e classificação
CONCLUSÃO:
Com esse estudo, percebeu-se que a concepção de avaliação adotada na escola precisa ser repensada, já que está sendo utilizada com o fim de classificar o educando. Diante dos resultados obtidos, a prática avaliativa utilizada nesta instituição, compromete o processo de aprendizagem dos sujeitos e denuncia o despreparo por parte dos educadores do real significado da aprendizagem. Contudo, essa problemática não depende exclusivamente da atitude profissional, através das atividades isoladas, mas do trabalho pedagógico que perpassa desde a concepção pedagógica ao planejamento escolar. Isto é, a escola é um lugar político pedagógico e o papel da avaliação é possibilitar as informações necessárias para manter o diálogo entre as intervenções dos docentes e a aprendizagem dos educandos. Pode-se atribuir um dos motivos da problemática constatada à política estabelecida pela Instituição, através da gestão educacional, em que ficou claro que os cursos de capacitação priorizam apenas as técnicas de alfabetização, relegando a avaliação a instrumentos verificação. Conclui-se desta forma, que a reflexão em torno da prática educativa que envolva a relação pedagógica e o planejamento é fundamental para a concretização de uma avaliação coerente em favor de uma aprendizagem qualitativa.
Palavras-chave: Planejamento escolar, Aprendizagem significativa, Sujeito reflexivo.