62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE in vitro E in vivo DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Lippia sidoides E Lippia origanoides PARA TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE
Lucas Maciel Mauriz Marques 1
Maria das Graças Freire de Medeiros 1
Antônia Maria das Graças Lopes Citó 1
José Arimatéia Dantas Lopes 1
1. Universdade Federal do Piauí
INTRODUÇÃO:

As leishmanioses são doenças infecto-parasitárias causadas por várias espécies de protozoários do gênero Leishmania. O agente etiológico, para ambas as formas de leishmaniose tegumentar e visceral, compreende várias espécies responsáveis pelas diversas sintomatologias das doenças. As plantas medicinais representam uma fonte importante de componentes bioativos, tendo sido a origem de várias drogas antiparasitárias de uso corrente. Trabalhos realizados com Lippia têm demonstrado atividade antimicrobiana, antifúngica e antiparasitária (inclusive contra a Leishmania). Diante do exposto propomos o estudo da atividade dos óleos essenciais das Lippia sidoides e Lippia origanoides seguido do desenvolvimento farmacotécnico de formas farmacêuticas para tratamento da leishmaniose.

METODOLOGIA:

IN VIVO: As cepas infectivas de Leishmania amazonensis foram mantidas inoculadas (50 µL) em camudongos Balb/c no coxin plantar inferior. Após aparecimento das lesões, os animais foram sacrificados, as lesões retiradas e maceradas para isolamento dos parasitas. Foram cultivadas a 26 ºC em Schneider's Drosophila suplementado com 10% de soro fetal bovino mais antibiótico. IN VITRO: As formas promastigotas foram cultivadas a 26 ºC, em placa de cultura de células de 24 poços contendo Schneider's Drosophila suplementado com 10% de soro fetal bovino. Em cada poço foi adicionado 500 μL da suspensão contendo 2 x 106 formas promastigotas de L. amazonensis por mL na presença de 500 μL das diluições do óleo. TESTE DE LETALIDADE- Eclodiram-se ovos de Artemia salina Leach em um mini-aquário. Prepararam-se frascos com diferentes quantidades do óleo de Lippia origanoides dissolvido em Tween 80 a 1%. Após o preparo, colocou-se 1000 µL de cada solução nos tubos referentes às respectivas concentrações, adicionando-se 10 espécimes do microcrustáceo em cada (nascidos há 48 h) e elevou-se o volume nos frascos até 5 mL, com solução salina. Passadas 24 h realizou-se a contagem do número de mortos, pela DL50 frente Artemia salina Leach, por análise de próbitos no SPSS® (versão 15.0 para Windows).

RESULTADOS:

A avaliação da atividade leishmanicida do óleo de Lippia sidoides e origanoides mostra que logo nas primeiras 24 horas do experimento as doses de 62,5 µg, 125 µg e de 250 µg já foram eficazes em inibir o crescimento de 50% das formas promastigotas de Leishmania amazonensis. As mesmas doses que foram eficazes em inibir o crescimento em 50% da população analisada, apresentaram níveis modestos de toxicidade, principalmente a de 125 µg com 47,33% de citotoxicidade (no teste com L. origanoides) e 53,93 % no teste com a L. sidoides. Mostrando que a toxicidade dos óleos é maior para o parasita (as formas promastigotas) do que para os macrófagos (no caso, o hospedeiro), sugerindo que os mesmos são promissores para serem utilizados na produção de fitoterápicos. A análise de próbitos forneceu o valor da DL50 para o óleo essencial, 21,44 µg/mL (16,13 - 27,94 - intervalo de confiança a 95%). Este valor, menor que 1000 µg/mL, dosagem letal máxima para uma substância ser considerada ativa, sugere um bom potencial de atividade citotóxica para o óleo essencial levando em consideração a boa correlação TAS/atividade citotóxica.

CONCLUSÃO:

Os constiuintes majoritários da Lippia origanoides: o carvacrol e o 1,8-cineol e os da Lippia sidoides: o carvacrol, o trans-cariofileno e o p-cimeno devem ser os responsáveis, em grande, por muitas de suas propriedades biológicas e que no presente caso, mostraram-se eficazes no combate das formas parasitárias (promastigotas) com baixa toxicidade para o hospedeiro. A DL50 no bioensaio com Artemia salina Leach do óleo essencial de Lippia origanoides muito abaixo de 1000 ppm, sugere que esse óleo é promissor para atividade.  

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Lippia sidoides, Lippia origanoides, Leishmania.