62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
OBTENÇÃO DE BIODIESEIS POR ROTA METÍLICA A PARTIR DE ÓLEOS DE FRITURA E MISTURA DESTES COM ÓLEO DE MAMONA BRUTO
Wiury Chaves de Abreu 1
Maria das Graças de Oliveira 1
Gilvan Moreira da Paz 1
Carla Verônica Rodarte de Moura 1
José Eduardo de Oliveira 2
Edmilson Miranda de Moura 3
1. Depto. de Química, UFPI, Teresina/PI
2. Depto. de Química, UNESP, Araraquara/SP
3. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Química, UFPI, Teresina/PI
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos várias pesquisas vêm sendo realizadas na busca por um biocombustível, devido às inúmeras vantagens destes quando comparados com aqueles de origens fósseis, sendo o biodiesel um dos mais estudados atualmente. Óleos de frituras vêm sendo descartados nos grandes centros urbanos de formas irregulares, isso pode causar grandes problemas ambientais, principalmente quando estes são descartados nas redes de esgotos. Portanto, uma solução para resolver estes problemas seria a utilização desse óleo na produção de biodieseis. Neste trabalho desenvolveu-se uma rota sintética viável para a produção de biodieseis a partir de óleos de fritura e mistura deste com óleo de mamona bruto.
METODOLOGIA:
O processo de refino do óleo de fritura consistiu basicamente de quatro etapas: filtração, determinação do índice de acidez, degomagem com água e neutralização utilizando hidróxido de sódio. Para as reações de transesterificação utilizou-se óleo de fritura purificado e mistura deste com óleo de mamona bruto (p/p) na proporção de 70:30, utilizou-se o álcool metílico na razão óleo/álcool 6:1 e 0,5% de um catalisador alcalino (NaOH), com 30 minutos de tempo reacional a 55 ºC. Os ésteres metílicos foram posteriormente lavados, filtrados e em seguida foi realizada a secagem pela adição de sulfato de sódio anidro a temperatura ambiente e forte agitação em um agitador magnético. Em seguida, os ésteres foram novamente filtrados para retirada do sulfato de sódio e aquecidos a 80 °C para a eliminação de resíduos de metanol. Os ésteres metílicos foram avaliados pelas análises de viscosidade cinemática, glicerol livre, metanol e ponto de entupimento de filtro a frio. E as conversões dos triacilgliceróis em ésteres metílicos foram medidas utilizando a cromatografia gasosa acoplada a um detector de ionização por chama (FID) modelo GC-DIC.
RESULTADOS:
De acordo com os resultados dos parâmetros analisados, percebe-se que os valores de viscosidade cinemática, glicerol livre, metanol e ponto de entupimento de filtro a frio satisfazem as especificações da Resolução nº 07/2008 da ANP (Agência Nacional de Petróleo) para ambas as reações. Entretanto, o valor de viscosidade para amostra de biodiesel da mistura de óleo de fritura/óleo de mamona, foi acima do valor máximo permitido. Porém, vale ressaltar que tanto o óleo de mamona (242,00 mm2/s) puro como o óleo de fritura (41,59 mm2/s), possuem elevadas viscosidade. Os resultados para teor de éster mostraram-se bastante satisfatórios, com conversões de 79,3% e 85,3% para os ésteres metílicos obtidos a partir dos óleos de fritura e mistura de óleo de fritura: óleo de mamona, respectivamente.
CONCLUSÃO:
A rota de purificação do óleo de fritura empregada neste trabalho mostrou-se bastante eficiente no sentido de diminuir as impurezas bem como a acidez do óleo de fritura em questão. As conversões obtidas usando-se óleo de fritura e este misturado com óleo de mamona foram bastante satisfatórias e a maioria dos parâmetros físico-químicos analisados mostraram-se de acordo com as exigências da ANP. Acredita-se que esta rota sintética é viável para produção de biodieseis usando álcool de cadeia curta e óleos comestíveis usados.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Biodiesel, Fritura, Mamona.