62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE ISOLADOS AMBIENTAIS E CLÍNICOS DE Cryptococcus neoformans EM SERGIPE
Bruno Fernandes de Oliveira Santos 1
Antônio Marcio Barbosa Junior 2
Erick de Oliveira Carvalho 3
Dângelly Lins Figuerôa Martins de Melo 4
Maria Aparecida de Resende 5
Rita de Cássia Trindade 6
1. Departamento de Morfologia-Universidade Federal de Sergipe
2. Prof.Dr.Co-Orientador - Departamento de Morfologia-UFS
3. Universidade Federal de Sergipe
4. Departamento de Morfologia-UFS
5. Laboratório de Micologia, ICB-UFMG
6. Profa.Dra.Orientadora - Departamento de Morfologia-UFS
INTRODUÇÃO:

Cryptococcus neoformans species complex é composto de fungos basiodiomicetos leveduriformes. Atualmente, têm-se duas espécies distintas: Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gatti. Como métodos de biotipagem não resolvem certos questionamentos epidemiológicos, para melhor compreensão da patogênese e para auxiliar no controle e vigilância epidemiológica, são utilizados métodos moleculares. Nesse contexto, utilizando a PCR fingerprinting, este trabalho visa fornecer informações sobre a epidemiologia da meningite criptocócica, em Sergipe.

METODOLOGIA:
Foi feita extração de DNA de 85 amostras, havendo tanto exemplares de C.neoformans, quanto de C. gattii. Para verificar o sucesso ou não de determinada tentativa de extração e a integridade do DNA supostamente extraído, utilizou-se eletroforese. Foi efetuada, então, PCR fingerprinting utilizando o iniciador M13 de 28 linhagens escolhidas ao acaso (12 clínicas, 12 ambientais e 4 padrões). O padrão de bandas foi analisado com auxílio dos softwares Gelquest e NTSYS PC 2.1. O agrupamento foi feito através do algoritmo de UPGMA.
RESULTADOS:

Foi obtido sucesso em 93% das tentativas de extração. A concentração mínima medida foi de 32 ng/mL, e a máxima, de 1171 ng/mL. A concentração média das amostras com bandas visíveis foi de 370 ng/mL (IC 95% 305-436 ng/mL). Na PCR fingerprinting, quatorze (50 %) amostras não apresentaram bandas bem definidas e foram desconsideradas. Os padrões de bandas permitiram a definição de 4 clusters: perfil 1, perfil 2, perfil 3 e perfil 4, que são pertencentes a C. neoformans e agrupam, respectivamente, 64,3%, 14.3%, 14,3% e 7,1% das amostras analisadas. As amostras locais foram alocadas nos perfis 1, 2 e 3, que contêm tanto amostras clínicas quanto ambientais.

CONCLUSÃO:
A metodologia de extração usada se mostrou eficiente, já que permitiu a obtenção, de forma fácil e barata, de considerável quantidade de DNA íntegro. No que se refere à PCR fingerprinting, a existência, para as amostras locais, de 3 clusters albergando tanto amostras clínicas quanto ambientais pode sugerir que talvez haja correlação entre as amostras isoladas do ambiente e aquelas encontradas nos pacientes.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Cryptococcus neoformans, PCR fingerprinting, Epidemiologia molecular.