62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
CARACTERIZAÇÃO DOS ERROS DE PRESCRIÇÕES DETECTADOS NA CLÍNICA CARDIOLÓGICA DE UM HOSPITAL PRIVADO DE ARACAJU-SE
Jullyana de Souza Siqueira 1
Divaldo Pereira de Lyra Júnior 1
Alfredo Dias Oliveira Filho 1
Ângelo Roberto Antoniolli 1
Carina Carvalho Silvestre 1
1. Depto. de Fisiologia, Lab. de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social/LEPFS-UFS
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento populacional é uma realidade no mundo e no Brasil. Este fenômeno associado ao agravamento das condições de saúde tem levado ao incremento do uso de medicamentos, fato que se denomina polifarmácia. Por isso, as alterações ocasionadas pelo aumento da idade elevam os riscos de eventos adversos, principalmente os erros de medicação, dentre os quais os erros de prescrição. Assim, o presente estudo visou caracterizar erros de prescrições médicas detectados na clínica cardiológica de um hospital privado do município de Aracaju-Sergipe.
METODOLOGIA:

Foi realizado um estudo transversal do tipo descritivo, a partir da análise de prescrições e prontuários dos pacientes internados com diagnóstico de doença cardíaca, no período de maio a junho de 2009. A análise das prescrições verificou critérios de completude e de legibilidade, por meio de informações e variáveis específicas para ambos. Além disso, houve a realização do levantamento farmacoterapêutico. A análise estatística foi feita com o auxílio do programa SPSS 17.0.

RESULTADOS:
Ao final de estudo, um total de 199 prescrições, provenientes de 39 pacientes foram analisadas, obtendo-se uma média de 5,10 prescrições por paciente. Estas continham um total de 2.039 medicamentos, com média de 10,41 fármacos por prescrição. Os pacientes possuíam idade média de 72 anos, com predominância do gênero feminino (55,3%). A denominação comercial foi utilizada em 1.805 medicamentos (88,5%), sendo que todas as prescrições foram consideradas incompletas. No estudo, o item mais ausente nas prescrições foi a dose do medicamento (88,3%). Ademais, 14% das prescrições analisadas foram consideradas ilegíveis. Todas as prescrições apresentavam abreviaturas, especialmente no que diz respeito a vias de administração
CONCLUSÃO:

Os dados obtidos corroboram para o aumento dos riscos à segurança dos pacientes. Portanto, a reavaliação do sistema de medicação, sobretudo a etapa da prescrição, pode ser um instrumento essencial para racionalizar o uso de medicamentos, bem como para incrementar a qualidade da farmacoterapia, sobretudo nos pacientes idosos.

Instituição de Fomento: CNPq/UFS/PIBIC/PICVOL
Palavras-chave: erros de medicação, erros de prescrição, segurança ao paciente.