62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 5. Fisiologia
HIPOTROFIA NO MÚSCULO GASTROCNÊMIO DE RATOS COM DIABETES INDUZIDA
Raphael Gadelha Cavalcante 1
Howard Lopes Ribeiro Júnior 1
Francisca Elenir dos Santos Forte 2
Patrick Simão Carlos 3
Francisco Fleury Uchoa Santos Junior 3
Vania Marilande Ceccatto 3
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
2. Depto. de Fisioterapia, Universidade de Fortaleza - UNIFOR
3. Depto. Ciências Fisiológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:
O Diabetes mellitus é uma condição metabólica que influencia diversos processos no corpo, dentre eles o balanço entre síntese e degradação protéica no músculo esquelético. Este balanço também é influenciado por uma condição de imobilização/ hipoatividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar alterações induzidas pela imobilização de pata, por duas semanas no músculo gastrocnêmio, de ratos com diabetes induzida.
METODOLOGIA:

O projeto foi aprovado no Comitê de Ética para o Uso de Animais (CEUA - UECE) - Processo n. 08351785-5. Foram utilizados 12 ratos Wistar, machos, com massa entre 300g ± 15, divididos em quatro grupos: Controle (GC), Imobilizado (GI), Diabético (GD) e Diabético Imobilizado (GDI). Para a indução do diabetes foi feita injeção intraperitoneal de estreptozotocina (65 mg/Kg). Após 48 horas, foram incluídos os animais com glicemia superior a 11 mM (> 200 mg/dl) no GD e GDI. A pata posterior direita imobilizada com esparadrapo impermeável incluindo a pelve, quadril, joelho e tornozelo, por duas semanas. Após este período, os animais foram sacrificados por decapitação, com prévia anestesia de Cetamina 60mg/Kg e Xilasina 8mg/Kg de peso do animal e os gastrocnêmios dissecados para coloração H/E. Os valores de diâmetro de fibra (µm) foram obtidos medindo através de dois círculos de 1000µm cada, por lâmina, 3 lâminas por animal. O diâmetro médio das fibras musculares foi analisado no software AxioVision 3.1.2.1 (Zeiss). Comparou-se o peso dos músculos e os dados morfométricos da pata direita de todos os grupos. Os dados foram analisados estatisticamente com o auxílio do software GraphPad Prism 5.0 - San Diego, CA (USA), com p<0,05, através da ANOVA e Bonferroni de comparação múltipla.

RESULTADOS:

Com relação ao peso dos animais não houve diferença estatística apenas entre os GD e GDI, os demais grupos apresentaram p<0,05 em seus valores da análise estatística. Os valores encontrados foram: 370,3 ±7,22g (CG), 297,3 ±14,55g(GI), 246,0 ±10,44g(GD) e 219,0± 5,13(GDI). Os resultados mostraram diferenças nos diâmetros de fibras entre os quatro grupos, com os seguintes valores: 59,57± 0,28 µm (GC), 49,56 ±0,27 µm (GI), 45,57 ±0,27 µm (GD) e 34,39± 0,24 µm (GDI). Apresentando diferença estatística entre todos os grupos comparados entre si.

CONCLUSÃO:

A imobilização testada (uma técnica inédita, com esparadrapo) mostrou eficácia em gerar um processo de atrofia muscular. O estado diabético e o controle da diabete dos animais foram realizados com sucesso. Houve redução significativa de peso do animal, assim como do diâmetro de fibras  do gastrocnêmio dos grupos estudados em relação ao grupo controle, sendo esta redução por conta da imobilização, da diabetes, ou da associação de ambas, sendo esta última a com hipotrofia mais expressiva em relação ao GC.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP
Palavras-chave: Diabetes, Imobilização, Gastrocnêmio.