62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
COMPORTAMENTO DE RISCO À FLUOROSE DENTÁRIA NA HIGIENE BUCAL INFANTIL E A INFLUÊNCIA DE FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS NA CIDADE DE ARACAJU-SE.
Raissa de Figueiredo Cabral 1
Cristiane Costa da Cunha Oliveira 1
Francisco Emanuel Nascimento Araújo 1
1. Universidade Tiradentes
INTRODUÇÃO:

O objetivo desse estudo foi averiguar a presença do comportamento de risco à Fluorose Dentária durante a higiene bucal de pré-escolares de Aracaju-SE, bem como a influência dos fatores sócio-econômicos e conhecimento dos pais acerca de higiene bucal e Fluorose sobre o mesmo.

 

METODOLOGIA:
Para tanto 200 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos, matriculadas em escolas públicas e particulares, e seus responsáveis, receberam um kit de higiene bucal e foram observados durante a escovação dentária. Foram registrados a forma de colocação do dentifrício na escova (transversal ou horizontal), a ajuda da mãe à criança na hora da higiene bucal, o encorajamento da mãe para criança cuspir. Foram coletados ainda, através da aplicação de um questionário semi-estruturado aos responsáveis, dados sobre o conhecimento de saúde bucal, higiene bucal, Fluorose Dentária, e dados sócio-econômicos. Estatística descritiva com distribuição de freqüência dos dados encontrados e Teste de correlação de Pearson foram realizados.
RESULTADOS:
Os resultados demonstram que durante a escovação dentária 81%(149) das mães colocavam a pasta no sentido longitudinal, 55,4% (102) ajudavam o filho durante a escovação, 24,5%(45) incentivavam os filhos a cuspirem o dentifrício. Foi verificada ainda correlação significativa entre o número de pessoas que moram no domicílio (p = 0,025), o nível de escolaridade (p= 0,000), a atividade econômica atual (p= 0,008) e renda mensal (p = 0,002)) da mãe ou responsável,  e ter recebido orientação sobre como cuidar dos dentes (p = 0,000) com o comportamento de risco à Fluorose Dentária.
CONCLUSÃO:

Os resultados indicaram que as crianças observadas desenvolveram comportamento de risco à Fluorose Dentária durante a escovação dentária e que fatores sócio-econômicos possuem influência na determinação do mesmo. (PROBIC/UNIT).

 

Instituição de Fomento: PROBIC/UNIT
Palavras-chave: Fluorose Dentária, Fatores sócio-econômicos, Dentifrício Fluoretado.