62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 5. Ciências Florestais
REAPROVEITAMENTO CELULÓSICO DO PAPEL MOEDA RETIRADO DE CIRCULAÇÃO
Loureine Rapôso Oliveira Garcez 1
Joaquim Carlos Gonçalez 1, 3
Thérèse Hofmann Gatti 2, 4
1. Departamento de Engenharia Florestal (FT) / Universidade de Brasília (UnB)
2. Instituto de Artes (IdA) / Universidade de Brasília (UnB)
3. Orientador
4. Co-Orientação
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento tecnológico na área de reciclagem para reaproveitar as fibras do papel moeda retirado de circulação é realizado desde 1996 pela Universidade de Brasília por meio da utilização de anti-resistência a úmido que promove a quebra dos aditivos químicos à base de formol-melanina presentes no material - Patente nº PI96055081. Visando uma análise da qualidade das fibras disponibilizadas após o processo de quebra da resistência a úmido que este trabalho tem por objetivo disponibilizar mais uma alternativa para fabricação de papéis com propriedades e aplicações específicas a partir de fibras alternativas.
METODOLOGIA:
O material foi fornecido pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Os processos de quebra da resistência à úmido, os cozimentos alcalinos e o processo de obtenção das folhas realizaram-se no Laboratório de Materiais Expressivos (LEME/Ida/UnB). A análise das fibras foi realizada no Laboratório de Anatomia das Madeiras - BOT/UnB. Como metodologias foram feitas (i) compilação e sistematização do processo de obtenção das fibras a partir das informações disponíveis sobre o processo com o submetimento do papel moeda a cozimentos alcalinos em diferentes concentrações de licor de cozimento, de tempo, e de temperatura; (ii) análise das fibras, do processo de obtenção da polpa e seus resíduos através da caracterização das fibras obtidas do papel moeda e sua correlação com os ensaios promovidos no estudo; (iii) a análise das propriedades físicas e mecânicas da polpa resultante por meio de análises microscópicas sobre as possíveis alterações físicas nas fibras; (iv) análise e adequação do processo de formação das folhas com a caracterização do processo de secagem, e (v) avaliação e caracterização do processo de obtenção da polpa e manufatura de papel através da elaboração de relatório e análise comparativa dos resultados alcançados, objetivos e metodologia proposta.
RESULTADOS:
O processo artesanal de manufatura do papel aponta a obtenção de pastas com excelentes propriedades mecânicas, resultando em papéis de boa formação e boa resistência, com aproveitamento celulósico médio de 82,66%, índice de enfeltramento de 47,3. O comprimento médio das fibras celulósicas do papel moeda de 1,8mm ocupou uma posição intermediária entre fibras de eucalipto (1,0mm) e pinus (3,5mm).
CONCLUSÃO:
As técnicas desenvolvidas contribuem para a reutilização, reciclagem e aproveitamento celulósico do papel moeda, promovendo através desta temática, fomento às atividades de pesquisa e extensão. A utilização dessa tecnologia fornece alternativa para diminuir o impacto produzido pelo descarte inadequado do papel moeda no meio ambiente.
Instituição de Fomento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Reciclagem, Formol-melanina, fibras.