62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E CARACTERÍSTICAS DOS CRIADOUROS FREQÜENTADOS POR Aedes albopictus E Aedes aegypti EM FORTALEZA, CEARÁ
Bárbara de Cerqueira Fiorio 1
Victor Emanuel Pessoa Martins 1
Isabela Barbora Pereira 1
Jayme Ariana de Queiroz 1
Maria Izabel Florindo Guedes 1
1. Universidade Estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:
O Aedes aegypti, reconhecido vetor dos vírus da dengue e da febre amarela urbana encontra-se disseminado em todos os estados da federação. Um segundo vetor em potencial mostra-se presente no Brasil desde 1986, o Aedes albopictus, que, até 2003, não havia sido registrado em apenas sete dos estados brasileiros. Trata-se de uma espécie que atua como vetor secundário dos vírus dengue em zonas rurais e urbanas, porém, no Brasil, ainda não foi incriminado em surtos epidêmicos da doença, mas que, sob condições experimentais, mostra-se competente à infecção e à transmissão de 22 outros arbovírus.Este trabalho tem por objetivo identificar as áreas de ocorrência do Aedes albopictus no município de Fortaleza e caracterizar os tipos de criadouros nos domicílios que favorecem sua manutenção e relacioná-los à ocorrência concomitante de Aedes aegypti e de outros culicídeos.
METODOLOGIA:
Foram coletadas amostras de formas imaturas de Ae. aegypti e Ae. albopictus em  imóveis situados em Fortaleza, destacando-se a localização, a presença de cobertura, a turbidez da água, o volume, a altura e a presença de formas imaturas de outros culicídeos nos criadouros encontrados.
RESULTADOS:
Foram coletadas 1391 amostras. Tanques, tambores, caixas d'água e potes foram os criadouros mais freqüentados. Em relação ao material constituinte, houve uma preferência pelos depósitos de alvenaria e de plástico. A única característica significativa do criadouro do Ae. aegypti foi a turbidez de sua água, enquanto a localização no peridomicílio constituiu fator importante para a infestação por Ae. albopictus. Nos criadouros onde houve a presença de Ae. aegypti não foram encontrados números significativos de espécimes de Ae. albopictus e Culex spp., o mesmo sendo observado nos criadouros de Ae. albopictus. O volume dos criadouros não se constituiu em fator diferenciador para a infestação por ambas as espécies; porém, quanto à altura, um maior número de criadouros infestados pelo Ae. albopictus estava a menos de 1m do solo.
CONCLUSÃO:
As duas espécies encontram-se dispersas por toda a cidade de Fortaleza, ocupando os mais diversos tipos de criadouros, independente de seu volume ou altura. Há uma forte tendência em haver uma separação física no que concerne à localização dos criadouros infestados por cada uma das espécies, havendo uma maior freqüência de Ae. albopictus no peridomicílio, enquanto Ae. aegypti ocupa, sobretudo, os ambientes intradomiciliares. O Ae. albopictus exibe um potencial adaptativo bastante significativo quanto à colonização do espaço urbano de Fortaleza, já colonizado pelo Ae. aegypti.
Instituição de Fomento: Iniciação Cientifica - UECE; FUNCAP; CNPq
Palavras-chave: CRIADOUROS, AEDES AEGYPTI, AEDES AEGYPTI.