62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
AS PERGUNTAS DO ALUNO UNIVERSITARIO NA INTERAÇÃO EM AULAS DE LINGUA INGLESA: APLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Ana Talita de Macedo Silva 1
Silvano Pereira de Araújo 1, 2
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras, Assu.
2. Dr. / UFRN
INTRODUÇÃO:
As pesquisas em Linguística Aplicada com foco nas perguntas de sala de aula tem indicado que as indagações do professor são parte constitutiva do discurso didático (CHAUDRON, 1988; FERNANDES, 1992; LONG, 1981; LONG e SATO, 1983; RICHARDS e LOCKHARTS, 1995; McGREW, 1995; ARAÚJO, 2003; 2007), caracterizam-se como enunciados de natureza interativa que visam, principalmente, a  engajar o aluno no discurso em língua estrangeira, consequentemente, promover a aprendizagem(ARAÚJO, 2003; 2007). Apesar de sua importância, as pesquisas com foco nas perguntas do professor revelam apenas um aspecto do processo de construção do sentido. Pouco se sabe, por exemplo, sobre o tipo de pergunta que é formulado pelo aluno em aulas de Língua Inglesa, quais as suas funções e que implicações elas trazem para o ensino e aprendizagem. Assim, nosso propósito, neste estudo, é investigar as perguntas formuladas por alunos universitários na interação em aulas de Língua Inglesa, com o intuito de depreender suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem, assim como para o aperfeiçoamento das práticas docentes.
METODOLOGIA:
O corpus compreende 08 (oito) aulas) gravadas em áudio e  transcritas e fazem parte do acervo do grupo de pesquisa PRADILE - Práticas discursivas, Linguagens e Ensino. Para a análise dos dados, apoiamo-nos na pesquisa qualitativa/interpretativista que tem orientado estudos tanto na área da educação (BOGDAN e BIKLEN, 1994) quanto no âmbito da Linguística Aplicada (CAVALCANTI e MOITA LOPES, 1991; MOITA LOPES, 1994).
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa indicaram a ocorrência de 05 (cinco) tipos de indagações: pergunta de compreensão (do léxico e da gramática), pergunta para facilitação da expressão oral, pergunta de solicitação de avaliação, pergunta procedimental e pergunta espontânea, com a predominância das perguntas de compreensão e procedimental, sinalizando que, nas aulas em análise, os alunos estavam sentindo dificuldades para compreender o léxico e a gramática usados na interação, bem como os procedimentos apropriados para interagir nas aulas. Isso implica que os professores devem estar atentos às perguntas dos alunos, pois elas sinalizam os problemas que eles sentem ao interagir em uma língua estrangeira.
CONCLUSÃO:
Concluímos que os cursos de formação de professores de língua estrangeira necessitam criar espaço para que os futuros professores desenvolvam práticas e concepções consistentes quanto ao uso das perguntas no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.        
Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq/UERN
Palavras-chave: Perguntas do aluno,, Processo de ensino-aprendizagem,, língua inglesa..