62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
A DEVOÇÃO FEMININA NO CATOLICISMO REFORMADO - A EXPERIÊNCIA DA AMÉRICA PORTUGUESA
Dayane Augusta Santos da Silva 1
1. Universidade de Brasília/Departamento de História
INTRODUÇÃO:
O presente ensaio resulta da análise de obras clássicas e recentes da historiografia brasileira e portuguesa sobre o catolicismo reformado e o impacto deste na experiência religiosa de mulheres moradoras nos domínios lusos. Investiga-se de que modo as manifestações devocionais se configuravam sob a perspectiva de que o catolicismo tridentino, no modo como as reformas foram implementadas na América lusa, também buscou estabelecer normas para o comportamento feminino. É uma investigação que busca compreender como as mulheres levavam uma vida conventual nas instituições de enclausuramento ou no espaço doméstico, onde as próprias devotas mais extremadas se auto-atribuíam rituais de purificação, sem contudo fazerem votos perpétuos. Outros temas também abordados são as relações entre a feitiçaria e a ação repressiva da Igreja tridentina, que considerou heresias o que hoje entendemos como manifestações da religiosidade popular.
METODOLOGIA:
Em termos metodológicos, o estudo se inscreve nos domínios da história social, do cotidiano e da vida privada. A história social é encarada como uma perspectiva de síntese, onde os níveis de abordagem do cotidiano estão inscritos no social e por isso se interligam. Buscamos observar ainda, a partir destes vieses metodológicos, práticas e hábitos que caracterizam o dia-a-dia da vivência religiosa de mulheres, que muitas vezes se enclausuraram em suas próprias residências, atribuindo a si próprias rituais de purificação. Para isso nos valemos da leitura de historiadores tais como: Laura de Mello e Souza, José Pedro Paiva, Luiz Mott, Rui A. Costa Barbosa, Delumeau, Leila Mezan, Maria Nizza da Silva, Norbert Elias, entre outros. São pesquisadores que realizam uma leitura acurada das transformações doutrinarias do domínio luso, da Igreja Ibérica e da religiosidade feminina no espaço cultural luso-brasileiro.
RESULTADOS:
Este esforço de pesquisa avançou no sentido de compreender o significado social da religiosidade feminina no contexto do catolicismo reformado. Além disso, contemplou-se o exame do quadro de pensamento que estava na base da formação dos colonos brasileiros e das autoridades religiosas, responsáveis pela normatização dos comportamentos na América portuguesa.
CONCLUSÃO:
O pano de fundo sobre o qual as mulheres se moveram é então o das transformações religiosas que marcaram as relações metrópole-colônia e movimentaram o processo de colonização da América portuguesa. O exame de obras historiográficas recentes que versam sobre a agência de mulheres no exercício da religiosidade no ambiente cultural da colônia nos trouxe várias questões. Entre elas, a associação da Coroa portuguesa com a Igreja Católica com o propósito de normatizar o comportamento dos fiéis. O discurso moralista modernizador muitas vezes foi construído com base no código moral que expressava conselhos e advertências sobre a conduta feminina e que revelava o ideal de mulher e da sua vivência religiosa na sociedade colonial, daí o interesse por analisar os papéis sociais femininos. Tratou-se, portanto, de penetrar no universo feminino a fim de compreender a história de uma parcela da população cujo passado ainda nos é bastante desconhecido.
Instituição de Fomento: Universidade de Brasília
Palavras-chave: contra-Reforma, religiosidade, experiência feminina.