62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
VARIAÇÕES DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR NO OCEANO PACÍFICO NO FINAL DO QUATERNÁRIO: POSSÍVEIS CONSEQÜÊNCIAS NO NORDESTE BRASILEIRO
Tyhago Aragão Dias 1
Alexandre Araujo Costa 1
Francisco Franklin Sousa Rios 1
Felipe Viana Pimentel 1
Francisco de Assis Leandro Filho 1
1. Departamento do curso de Física, Universidade Estadual do Ceará/UECE
INTRODUÇÃO:
O clima do globo é completamente interligado, sendo que a variação da temperatura do oceano Pacifico (maior massa de água que recobre o planeta) influencia eventos climáticos tais como os episódios de El Niño e La Niña, cujas consequências globais incluem alterações no regime chuvoso do Nordeste Brasileiro (NEB). Os eventos de El niño são, via de regra, associados a extrema seca na região. A análise dos dados, representativos de dezenas de milhares de anos ao longo do Quaternário (incluindo todo o Holoceno e o episódio de resfriamento abrupto conhecido como "Younger Dryas") revela a evolução desses padrões de TSM ao longo desse período. Hipóteses de que a atividade do fenômeno El Niño possa ter se reduzido dramaticamente em certos momentos do Quaternário recente são testadas, tendo em vista que estes seriam supostamente propensos a coincidir com longos episódios úmidos sobre o Nordeste.
METODOLOGIA:
Inicialmente foram identificados 5 sítios de Coral Core, com dados disponíveis no site do National Ocean and Atmospheric Administration - NOAA; Foram selecionados dois sítios localizados em posições extremas sobre o Pacífico Equatorial Leste e Oeste. Efetuou-se uma interpolação dos dados para que todos ficassem com a mesma resolução temporal Calculou-se a diferença entre a TSM dos sítios (oeste menos leste), como uma estimativa da atividade de El Niños (maior gradiente, indicando maior ocorrência de La Niñas; menor gradiente, indicando maior ocorrência de El Niños).
RESULTADOS:
A evolução temporal da TSM sobre os cinco sítios de Coral - Core sobre o Pacífico mostra que a porção equatorial oeste da bacia foi sempre mais quente do que a porção leste. Estas porções foram se aquecendo dos últimos 30Kyr ate o presente já que data do ultimo período glacial, o conjunto da bacia, porem, era mais fria (1-2 graus na região equatorial e 4-5 graus em outras regiões) durante o ultimo glacial. A evolução da diferença da TSM entre os sítios tropical oeste e tropical leste. Há 12Kyr, após o episodio de Younger Dryas, sua influência pôde ser notado no Pacífico com variações bruscas do gradiente temperatura no Pacífico Equatorial. A atividade do fenômeno El niño deve ter variado bastante ao longo dos últimos 30Kyr , com vários momentos em que o aumento do gradiente de TSM leste-oeste sugere a redução na ocorrência desse fenômeno.
CONCLUSÃO:
Nos últimos 30Kyr as temperaturas no oceano Pacífico apresentaram diversas variações: Valores reduzidos no último período glacial, principalmente em latitudes mais altas; Oscilações abruptas logo depois do Younger Dryas Episódios de aumento do gradiente oeste-leste, incluindo dois eventos no Holoceno Tais variações provavelmente acarretaram mudanças significativas no clima do NEB, com os períodos de supressão do El Niño possivelmente associados a períodos mais úmidos nessa região.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Paleoclimatologia, Coral-Core, TSM.