62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 1. Bioquímica da Nutrição
Avaliação de parâmetros bioquímicos relativos ao zinco em pacientes com câncer de mama
Mariana Séfora Bezerra Sousa 1
Nina Rosa Mello Soares 1
Benedito Borges da Silva 1
Dilina do Nascimento Marreiro 1
1. Universidade Federal do Piauí/ Departamento de Nutrição
INTRODUÇÃO:

O zinco participa da atividade de enzimas envolvidas na síntese de DNA e RNA, como fator de transcrição nuclear e parece possuir um efeito inibitório sobre o crescimento de células neoplásicas. Associado a isso, a deficiência deste mineral está relacionada a danos e modificações oxidativas do DNA, favorecendo o risco de câncer. Por outro lado, em pacientes com câncer já instalado, parecem existir alterações no metabolismo de zinco, com aumento de suas concentrações nas células malignas, favorecendo o crescimento do tumor. Considerando-se, pois, a relevância do câncer como causa de morte em todo o mundo, a participação de processos oxidativos e de diferenciação celular no câncer, o papel do zinco como integrante dos mecanismos de defesa antioxidante e de apoptose, o presente estudo teve como objetivo avaliar as concentrações plasmáticas e eritrocitárias de zinco em pacientes com câncer de mama, na perspectiva de contribuir para a melhor compreensão do comportamento do zinco em mecanismos envolvidos na fisiopatologia do câncer de mama.

METODOLOGIA:

Estudo de natureza transversal, analítico, do tipo caso controle, envolvendo 55 pré menopáusicas na faixa etária de 25 a 49 anos. As pacientes foram distribuídas em 2 grupos: controle (sem câncer de mama, n=26) e caso (com câncer de mama, n=29). As participantes do estudo atenderam aos seguintes critérios de inclusão: prémenopáusicas, faixa etária entre 25 a 49 anos e câncer de mama diagnosticado histologicamente; ausência de qualquer tratamento prévio para o câncer de mama; não estar utilizando suplementos vitamínicos e minerais, medicamentos hormonais e antiflamatórios que pudessem interferir na avaliação do estado nutricional relativo ao zinco; não apresentar doenças agudas ou crônicas que interferissem no metabolismo normal do zinco e ser alfabetizada. Foram excluídas as pacientes com níveis séricos de Hormônio Folículo Estimulante (FSH) > 30 μg/ml e as portadoras de câncer de mama com história de tratamento prévio para a doença. A análise das concentrações de zinco plasmático e eritrocitário foi realizada segundo o método de espectofotometria de absorção atômica de chama = 213,9 nm. A avaliação da dieta foi determinada utilizando o registro alimentar de três dias e a análise pelo software NutWin versão 1.5. Para a análise das médias foi utilizado o teste t de Student (p<0.05). O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde o mesmo foi realizado.

RESULTADOS:

Os valores médios de zinco encontrados no plasma não apresentaram diferença estatística significativa em relação ao grupo controle (p>0,05). A média da concentração plasmática de zinco verificada nas mulheres com câncer foi de 69,69 ± 9,00 μg/dL, enquanto que o grupo controle apresentou valores médios de 65,93 ± 12,44 μg/dL. Semelhante a estes resultados, no estudo realizado por Huang et al.também não foram demonstradas diferenças estatísticas significativas em relação à concentração plasmática de zinco em pacientes com câncer de mama quando comparados ao grupo controle. Diferentemente dos resultados obtidos no plasma, os valores médios da concentração de zinco nos eritrócitos das mulheres com câncer de mama do presente estudo foram significantemente menores do que os das mulheres controles.  A média de zinco no eritrócito foi 41,86 ± 8,28 μg Zn/gHb e 47,93 ± 7,00 μg Zn/gHb nas pacientes casos e controles, respectivamente (p<0,05). A literatura traz alguns fatores que possivelmente desempenham papel contribuinte para a redução do zinco nos eritrócitos de pacientes com câncer de mama, conforme foi demonstrado neste estudo. Nessa análise, mediante a carcinogênese estabelecida, ocorreria uma redistribuição do zinco nestes pacientes,por meio do fluxo deste mineral do eritrócito para o interior das células tumorais e, assim, haveria uma redução da sua concentração neste compartimento. Nessa perspectiva, alguns pesquisadores têm buscado quantificar os RNAs de proteínas transportadoras de zinco que participam do seu comportamento metabólico e que parecem contribuir para esclarecer as alterações desse mineral na carcinogênese. Recentemente, foi identificado o aumento da expressão de proteínas transportadoras de zinco (Zip7) e elevadas concentrações desse mineral em tecidos tumorais de pacientes com câncer de mama. Estes estudos atribuem a redução do zinco eritrocitário em pacientes com câncer à hiperexpressão de genes codificantes de proteínas transportadoras de zinco, que mobilizariam este mineral dos eritrócitos para o interior do tumor. Um fato relevante verificado neste estudo, diz respeito aos resultados do consumo de zinco pelas pacientes avaliadas, que demonstrou valores médios desse mineral na dieta elevados, pois os valores da Estimated Average Requirement (EAR), ou "necessidade média estimada" de zinco para as mulheres avaliadas segundo as novas recomendações nutricionais são de 6,8mg/dia, o que provavelmente não pode ter contribuído para as reduzidas concentrações de zinco nos eritrócitos. O elevado consumo de zinco pode ser justificado pela ingestão freqüente de alimentos fontes de proteína de origem animal, que também são ricos em zinco.

 

CONCLUSÃO:

O consumo alimentar das pacientes com câncer de mama avaliadas neste estudo apresenta-se com valores elevados em relação à ingestão de zinco. As concentrações de zinco encontradas no plasma das pacientes avaliadas não apresentam diferença estatística significativa em relação ao grupo controle. Os resultados do presente estudo indicam que mulheres pré-menopáusicas com câncer de mama apresentam menor concentração de zinco no compartimento eritrocitário, o que pode constituí-lo como um novo biomarcador prognóstico e alvo terapêutico do câncer de mama.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifíco e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Zinco plasmático, Zinco eritrocitário, Câncer de mama.