62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 9. Ergonomia - 1. Ergonomia
AVALIAÇÃO DA PRESSÃO SONORA NO CENTRO COMERCIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ- RN.
João Octávio Sales Passos 1
Ananília Regina Silva Cavalcante 1
Camila Maria Medeiros de Araújo. 1
Hugo Gimenez Alves de Morais 1
Dany Geraldo Kramer Cavalcante Silva. 2
Dimitri Taurino Guedes. 1
1. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí - UFRN
2. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí - UFRN (PGEM)
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento urbano e tecnológico trouxe benefícios para as sociedades, porém tornou-se cada vez mais difícil uma interação harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente, fazendo com que a população que se concentra nos centros urbanos se tornasse uma das principais responsáveis pela poluição que se forma nesses lugares, dentre as quais, a sonora, que pode levar a diversos problemas de saúde. Esse estudo teve como objetivo fazer medições dos níveis de pressão sonora existente no centro varejista da cidade de Santa Cruz /RN de forma a se conhecer os níveis de decibéis locais. A cidade foi escolhida devido a seu significativo desenvolvimento comercial e de turismo religioso, que levam a um maior fluxo de veículos, atividades comerciais e eventos produtores de ruído.
METODOLOGIA:
A obtenção dos dados envolveu a determinação da pressão sonora, de acordo com o que é considerado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), tomando-se por parâmetro os níveis de decibéis para áreas comerciais 55 (diurno) a 60 (noturno). Para determinação dessa variável utilizou-se o equipamento termo-higro-decibelímetro luxímetro regulado para medir pressão sonora da marca Instrutherm modelo THDL-400. As medições foram restritas ao centro comercial da cidade sendo feitas em dois períodos do dia com o objetivo de detectar todas as oscilações apresentadas no decorrer da manhã e tarde. Foram feitas medições em quinze pontos em treze ruas do centro comercial da cidade de Santa Cruz em quatro momentos diferentes por turno, com intervalos de quarenta minutos à uma hora, durante duas semanas. Sendo as quatro variantes por turno calculadas com a intenção de se obter sua média.
RESULTADOS:
Quando avaliadas as medições feitas apenas levando em consideração o turno a menor média de pressão sonora registrada durante a manhã foi de 63,9 decibéis e a máxima 89,5 decibéis no turno vespertino. A menor media registrada foi de 70,5 decibéis e a média máxima registrada foi de 82,3 decibéis. Já quando as médias foram feitas em detrimento ao dia da semana, observou-se a mínima de 73,1 decibéis e máxima 83,9 decibéis nos dias úteis. Quanto ao sábado, a mínima foi 64,8 decibéis e máxima 90,8 decibéis, enquanto no domingo obteve-se mínima de 62 decibéis e máxima de 81,8 decibéis.
CONCLUSÃO:
Concluir-se então que os níveis de pressão sonora, verificados no centro da cidade de Santa Cruz encontram-se acima do recomendado o que pode gerar problemas de saúde a quem o freqüenta. Enquanto o recomendado em centros comerciais é de 55 decibéis no período matutino e vespertino foram encontradas oscilações que variavam de 63,9 decibéis a 90,8 decibéis o que está acima do ideal para se manter o conforto, bem- estar e saúde das pessoas.
Instituição de Fomento: PROEX
Palavras-chave: Pressão sonora, Santa Cruz , Centro Comercial.