62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ATIVIDADES LÚDICAS DE QUÍMICA NA SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA UFF
Marcia Narcizo Borges 1
Eluzir Pedrazzi Chacon 1
Carlos Magno Rocha Ribeiro 1
Messias Carvalho Santos 1
Airton Gustavo Viana da Silva 1
Luciana Sobreiro de Oliveira 1
1. Departamento de Química Orgânica, Intituto de Química, UFF
INTRODUÇÃO:

Desde a primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2004, a Universidade federal Fluminense (UFF), vem participando ativamente deste grande evento, que tem por objetivo ampliar os níveis de alfabetização científica em todo o país. Na universidade, uma das ações da Semana, são visitas programadas de estudantes (principalmente da rede pública) às diversas Unidades de Ensino. Essas visitas proporcionam ainda, uma aproximação entre a comunidade universitária e os estudantes, favorecendo o despertar de vocações e também ajudam a desmistificar a visão que muitos tem de total exclusão no acesso à uma universidade pública, pois nessas visitas eles conhecem programas e projetos de extensão existentes na UFF que ajudam a diminuir essas desigualdades tanto no acesso, quanto na manutenção de estudantes com dificuldades financeiras.

O Instituto de Química da UFF (IQ-UFF) participa ativamente do projeto "UFF de portas abertas", recebendo em suas dependências estudantes da rede pública do Ensino Básico que durante esta visita conhecem laboratórios de aula e pesquisa, conversam com professores e pesquisadores renomados e assistem palestras sobre a profissão do Químico e sobre os cursos de Química da UFF. Apesar do grande interesse demonstrado pelos estudantes, a partir de 2008, passamos a incluir atividades lúdicas neste evento, no sentido de não só dinamizar as visitas, mas também de divulgar projetos elaborados/executados por professores do IQ-UFF voltados para a melhoria de aprendizagem em Química para estudantes do Ensino Médio, que usam jogos e brincadeiras para atingir este fim. As atividades lúdicas tornam não só mais interessantes as visitas, como estimulam a curiosidade científica, ao mesmo tempo em que proporcionam possibilidades de aprendizagem num contexto totalmente informal. Atividades como jogos e/ou brincadeiras, podem ser usados para incentivar o interesse na aprendizagem, uma vez que a curiosidade de saber o Por quê. cria canais possíveis de comunicação que atingem de maneira afetiva/efetiva o aprendiz.

As atividades realizadas foram todas oriundas de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por alguns membros da comunidade acadêmica do IQ-UFF:

Jogos didáticos computacionais: os alunos visitaram a sala de computadores do Instituto onde haviam sido instalados três jogos: Jogo da Tabela Periódica; Jogo das Águas e Jogo do Detetive.1

 Show da Química: Um ator no papel de um cientista engraçado apresentou um esquete com experimentos de Química, mostrando esta ciência de maneira divertida e inserida no cotidiano dos alunos. Dois alunos de graduação atuaram como "auxiliares" na execução dos experimentos e usando uma linguagem simples deram as explicações necessárias dos fenômenos vistos.2

Assim, este trabalho teve como objetivo aproveitar a Semana nacional de Tecnologia para divulgar a Química e o Instituto de Química da UFF, para estudantes do Ensino Médio da rede pública de uma maneira divertida, com jogos e brincadeiras.

METODOLOGIA:

Os jogos educacionais utilizados foram escolhidos entre aqueles produzidos para o projeto "O ensino de química numa perspectiva construtivista: uma proposta articuladora do saber científico usando recursos digitais em multimídia", com apoio MEC/ MCT. Os três jogos selecionados foram instalados em computadores do laboratório de computação. Escolhemos jogos que tivessem relação com os conteúdos de Química no Ensino Médio, que fossem divertidos e implicassem em tomadas de decisão, baseadas nos aspectos ambientais e sociais. O tempo gasto nesta atividade foi de cerca de uma hora. Os alunos responderam ainda a um questionário avaliativo desta etapa.

O processo de produção do "show" iniciou-se com pesquisa na literatura buscando experimentos que tivessem forte apelo de impacto sensorial, fossem rápidos, que pudessem ser adaptados para uma apresentação dinâmica e que permitissem a participação dos estudantes visitantes do Instituto de Química. Em seguida, com a colaboração de um ator profissional, os alunos do curso de licenciatura em Química roteirizaram e apresentaram o show. Foram escolhidos 05 números, que foram comandados pelo ator, sendo os alunos de licenciatura seus assistentes. Coube também aos alunos a tarefa de providenciarem as explicações conceituais. Os alunos visitantes foram convidados a participar ativamente. Cada apresentação teve duração em torno de 30 minutos.
RESULTADOS:

O trabalho foi realizado com o propósito de estimular o intercâmbio entre o Instituto de Química da UFF e a sociedade, representados pelos estudantes visitantes. A forma de divulgação buscou o caráter informativo e divertido, mas com possibilidades de aprendizagem de alguns conteúdos, numa perspectiva de divulgação científica vinculada as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS.

As articulações entre ciência e tecnologia e sociedade por meio de práticas educativas, puderam ser vivenciadas utilizando recursos computacionais e um "show" de Química, com brincadeiras e experimentos. A utilização de recursos computacionais é uma estratégia didática que pode trazer inúmeras contribuições ao ensino de Química. Tanto dentro quanto fora das escolas, buscamos incentivar os estudantes a usarem o computador como mais uma ferramenta importante na compreensão dos conteúdos e auto avaliação de conhecimentos. Os alunos tomaram contato com softwares que são jogos computacionais. Alguns alunos demonstraram dificuldades durante os jogos, que segundo eles foram relacionadas aos seguintes fatores: problemas nas máquinas utilizadas, usuários que tinham pouco contato com computadores e dificuldades de compreensão de alguns conteúdos, que não haviam sido vistos ou aprendidos na escola. No entanto, a avaliação geral respondida por eles no questionário avaliativo, foi bastante positiva. Eles ressaltaram a: facilidade de uso dos jogos, a clareza da linguagem, a estética e principalmente o estímulo à aprendizagem. Vários alunos perguntaram como poderiam adquirir uma cópia para levar aos amigos.

Quanto ao show de Química, a estratégia foi de utilizar experimentos inseridos ao cotidiano dos alunos, com materiais baratos e com resultados de grande apelo visual. Usamos como tema o conceito de "equilíbrio", importante não só nas ciências naturais, como na conduta diária em sociedade. Os experimentos executados abordaram conceitos relacionados aos conteúdos de equilíbrio químico, acidez e basicidade, densidade e brincadeiras articulando também com Física, como os conceitos de centro de massa e gravidade. Os alunos participaram ativamente auxiliando na execução dos experimentos e como voluntários nas brincadeiras. Alguns professores das turmas visitantes revelaram que mesmo alunos tidos como displicentes ou desinteressados em sala de aula, mostraram-se bastante atentos e empolgados com os experimentos. As reações dos alunos nessa atividade foram registradas em fotos e vídeos.

CONCLUSÃO:

Pela reação e manifestação dos visitantes, as atividades lúdicas agradaram e atingiram o objetivo de ser um entretenimento educativo de divulgação da Química, no IQ-UFF.

O uso de jogos educativos computacionais nos ajudou a analisar as potencialidades e possibilidades desta ferramenta em novas abordagens metodológicas inseridas tanto na educação formal quanto na educação não formal.

O 'Show" foi um recurso cênico barato, que exigiu  basicamente criatividade e pode ser um recurso instrucional bastante útil para ser (re)elaborado e executado pelos próprios estudantes sob a orientação de seus professores.

Todo o processo de envolvimento com alunos das escolas públicas e seus professores ajudaram a estabelecer novos canis de comunicação que tem se refletido na parceria em projetos e nas possibilidades de maior interação entre os alunos dos cursos de graduação em Química e os professores da Educação Básica.

Instituição de Fomento: PROAC/PROEX/IQ- UFF; MEC/MCT
Palavras-chave: Atividades lúdicas, Divulgação em Química, Semana de Ciência e Tecnologia.