62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
RÁDIO MADA: CONSTRUINDO ARTE, TECENDO CULTURA
Tacio Vitaliano da Silva 1
Maria Joelma da Silva 1
Maria Wanda Alves 1
1. Secretaria Municipal de Educação/SME
INTRODUÇÃO:
O projeto Rádio Escola faz parte da proposta pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade e funciona como atividade extra- curricular, exercendo um papel fundamental como instrumento de cunho político social no tocante ao despertar no alunado o exercício de sua cidadania, uma vez que o coloca como ser ativo e participativo no seu processo de ensino-aprendizagem e também no desenvolvimento da comunicação e expressão oral do cotidiano. A Rádio Escola surgiu do diálogo dos professores com a equipe pedagógica nos planejamentos coletivos noturnos, a idéia era de se criar uma dinâmica de interação e participação dos alunos durante o intervalo, com intuito de promover momentos de comunicação, cultura e lazer. A rádio iniciou a sua programação no II semestre do ano de 2006 com o nome provisório de "Rádio madalena" em homenagem ao nome da escola. Porém a equipe pedagógica e os professores acharam que deveriam criar um concurso para a escolha de um nome que funcionasse como slogan e que englobasse a idéia de comunicação entretenimento e também homenageasse a escola. Após uma ampla discussão, considerando os pontos relevantes citados foi escolhido o nome "Rádio Mada" que refere-se as iniciais do nome da escola, mas que adjetiva o sentido da proposta do projeto que é Mais Amor Diversão e Arte. Mais amor no espaço escolar tão rechaçado pela violência, diversão no sentido do entretenimento e das relações sócio-culturais e arte é a apreciação não só da técnica, da mídia e da locução , mas associar isso as leituras de poesias, relatos de experiências e histórias de vida. O referido projeto é relevante, pois foi desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar, visando promover a valorização da diversidade cultural, a compreensão dos saberes ensinados por parte do educando e a melhoria da prática docente. Segundo Paro (2003, p. 29), "O saber não diz respeito apenas a informações, a que se costumam reduzir às disciplinas escolares, do modo como são 'ensinadas' na escola tradicional. Saber envolve conhecimentos, valores, crenças, tecnologias, arte, filosofia, visões de mundo, tudo, enfim, que se sintetiza na cultura[...]" A Rádio Mada foi elaborada pela comunidade escolar com fins educativos e desenvolvida pelos alunos com o apoio da direção, coordenação pedagógica e professores, veiculada no turno noturno. A rádio é utilizada como instrumento de divulgação de fatos voltados para os interesses da comunidade escolar e entretenimento, segundo uma ética que norteia sempre a compreensão da cidadania como participação social e política e, por fim, exercer a liberdade de expressão responsável e crítica da realidade sócio-cultural em que vivemos. Como relata Freire (1996, p.32), "[...] a promoção da ingenuidade para a criticidade não se dá automaticamente, uma das tarefas precípuas da prática educativo-progressista é exatamente o desenvolvimento da curiosidade crítica". Atualmente a rádio conta com uma programação pautada nas atividades e projetos desenvolvidos na escola numa perspectiva interdisciplinar, visando promover a valorização da diversidade cultural e a melhoria da prática docente. Contemplar o contexto escolar e o contexto sócio-cultural em que a escola está inserida é um dos aspectos presente na proposta curricular da Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 1997), que visa associar o ensino a temas relacionados ao cotidiano dos alunos, com o objetivo de reduzir o índice de evasão, reprovação e dificuldade de aprendizagem. Este projeto se pauta na perspectiva de transformar o aluno da condição de espectador passivo em agente ativo na construção do seu conhecimento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina de Arte relatam que (1997, p.118), "Os projetos também são muito adequados para que se abordem as formas artísticas que não foram eleitos no currículo[...]". Portanto a criação desta rádio pretende motivar a participação dos alunos e colaborar para que estes aprendam se divertindo com as atividades culturais dos seus programas. A compreensão de aprender fazendo, permite que eles se sintam úteis e orgulhosos, de servir à sua comunidade utilizando na prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Apesar das adversidades conflitantes que temos com as dificuldades de aprendizagem do ensino público, este projeto desenvolve uma proposta didática que dá oportunidade para o aluno expressar os seus anseios, questionamentos e suas idéias prévias sobre a cultura escolar, além de incentivá-los à assumirem atitudes que promovam aprendizagem ao longo da vida. O objetivo geral dessa pesquisa visa oportunizar aos professores e alunos, o uso de uma tecnologia de fácil acesso e baixo custo, de forma criativa e prazerosa investigando as possibilidades de reconstruir a cidadania e a vivência de aspectos do cotidiano de forma crítica, bem como desenvolver nos alunos as potencialidades e habilidades no que se refere à comunicação, a sociabilidade, às expressões artísticas e a cultura de um modo geral. Tendo a compreensão da generalidade que a pesquisa pretende atingir elencaram-se os seguintes objetivos específicos: Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir, construir e divulgar conhecimentos; Saber questionar a realidade de forma crítica, associando o espaço democrático da rádio à diversas possibilidades de expressão e compreender que ser cidadão é participar tanto no sentido social como político, exercendo assim, o livre exercício dos seus direitos e deveres para com a sociedade em que vive e promovendo sempre uma democracia livre e justa. Valoriza e respeitar a diversidade sócio-cultural brasileira; Entender o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida, nos processos de aprendizagem e produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
METODOLOGIA:
A escolha por desenvolver o projeto da rádio no turno noturno surgiu a partir do depoimento dos professores e da equipe pedagógica sobre a desmotivação e o desinteresse de alguns alunos na sala de aula e nos momentos de recreação. Historicamente o turno noturno foi carente de atrações e entretenimentos que levassem os educandos a refletirem sobre a sua prática profissional diária e a partir daí encarar o labor como algo prazeroso e não passível de tortura. A partir dessa problemática foi decidido em uma reunião dos professores com a equipe pedagógica aplicar junto aos alunos um questionário diagnóstico para constatar esses fatos, até então relatados de forma oral e espontânea. Os procedimentos para o funcionamento da Rádio Mada são os seguintes: Cada dia será escolhido uma turma. Desta turma serão escolhidos três alunos, que criarão um programa para se apresentar no dia seguinte, o qual lhe dará um título. A música de abertura do programa, também será escolhida pela equipe. Os programas funcionarão no intervalo das aulas com duração de 20 minutos. Cada semana haverá uma mudança de programação. Na rádio não poderá haver monopólio de programas, seja eles de ordem religiosa, política ou musical. Os gêneros dos programas podem ser: informativo, educativo, entretenimento, participativo, cultural, mobilização social e musical. A equipe de trabalho será composta por um locutor, um sonoplasta e dois repórteres. As atividades da rádio serão desenvolvidas de acordo com as opções de informações: Notícias, cultura, entretenimento, Artes, Atualidades em geral. Qualquer informação da escola ou da secretaria de educação deverá também ser divulgada. No caso das entrevistas ao vivo ou gravadas os repórteres de classe entrevistarão o aluno da semana, o professor da semana, personalidades culturais, etc. Na programação musical deverá ser identificado o cantor, autor e o estilo musical apresentado. Isso incentiva o aluno a conhecer parte da música produzida regionalmente como nacionalmente e estabelecer conexões dos seus conhecimentos prévios com os conteúdos vistos nas aulas de Artes.
RESULTADOS:
A Educação de Jovens e Adultos do turno noturno geralmente é desprovida de atividades que promovam motivação aos educandos e que oportunizem a estes vivências e práticas de convívio sócio-cultural e de entretenimento. A partir dessa problemática foi decidido aplicar junto aos alunos um questionário diagnóstico para constatar esses fatos, até então relatados de forma oral e espontânea. Por intermédio desse diagnóstico foi constatado que os educandos reclamavam bastante da forma como o processo de ensino-aprendizagem estava sendo conduzido e buscavam um ensino atrativo que não só tratasse o conteúdo pelo conteúdo, mas que direcionasse esse processo no sentido de formar cidadãos éticos e críticos na sua maneira de pensar e agir. Vários alunos foram entrevistados, mas foram escolhidos alguns com o intuito de delimitar a análise da pesquisa. Os alunos escolhidos foram: Dj F aluno do III nível da EJA no ano de 2007, o mesmo concordou em ser entrevistado pela professora de Artes e ter esta entrevista divulgada na programação da rádio com intuito de incentivar outros alunos a divulgarem sua história de vida. Nessa entrevista falou sobre sua vida na Rocinha RJ especificando as dificuldades enfrentadas para educar seus filhos e a sua satisfação em ajudar jovens carentes a aprender música. Foi identificado pelo pesquisador que o um dos objetivos fora alcançado, uma vez que o aluno utilizou sua suas vivências como um instrumento de aprendizagem. O aluno M. do II nível da EJA divulgou sua poesia durante a programação e essa atividade despertou-lhe o desejo de escrever novas poesias que relatavam acontecimentos e fatos da sua comunidade. Ele elogiou a iniciativa da escola em oportunizar a divulgação dos trabalhos dos alunos, associados a poesia e a arte. A aluna N do III nível da EJA acha a programação interessante , e que sua expectativa em sala de aula mudou com relação à aprendizagem. B do III nível da EJA acha a programação da rádio muito divertida gosta dos recadinhos do coração e acha que a programação deve continuar. J. do nível III da EJA gosta da rádio porque além de fazer os alunos se divertirem, divulga problemas de ordem social e urbanística do bairro chamando-os a refletirem e desenvolverem ações que solucionem esses problemas. Ele disse ainda que a rádio deve continuar pois sem ela o colégio fica desmotivado. Foi identificado pelos pesquisadores, através dos relatos, que os objetivos do projeto foram alcançados, uma vez que os alunos utilizaram suas vivências e experiências como instrumentos de motivação e aprendizagem. Observa-se na fala dos alunos entrevistados a preocupação de utilizar o espaço da rádio Mada para refletir sobre os problemas de sua comunidade, bem como a motivação e o melhoramento do processo de ensino aprendizagem. Constatou-se que após implantação do projeto, houve um aumento significativo na freqüência dos alunos, assim como um maior interesse destes em participar dos eventos sócio-culturais promovidos pela escola. A validade da pesquisa é evidenciada nos pontos elencados anteriormente, pois estes demonstram que os principais objetivos foram alcançados.
CONCLUSÃO:
Foi identificado pelos pesquisadores, através dos relatos, que os objetivos do projeto foram alcançados, uma vez que os alunos utilizaram suas vivências e experiências como instrumentos de motivação e aprendizagem. Eles passaram a enxergar as atividades escolares como algo prazeroso e com significado. Os alunos que participaram deste projeto, se tornaram mais autoconfiantes, criativos, empreendedores de novos projetos, desenvolveram a competência e habilidade de falar em público e a redigir, além de adquirir os conhecimentos globalizantes das informações que o mundo das comunicações oferece através dos meios da multimídia contemporânea.
Palavras-chave: Motivação, Aprendizagem, Cultura.