62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
ENTEROPARASIToses nAS CRIANÇAS DO CEIM ALICE PONTE IN VALTELLINA nO MUNICÍPIO DE são mateus, es
Roney Martinho Barcelos 1
Valdenir José Belinelo 1, 3
Mônica Irani de Gouvêia 2
Adriana Nunes Moraes 1, 4
Monique Rafaela Soares Cleter Felix 1
João Victor Martins Antunes 1
1. Centro Universitário Norte do Espírito Santo, UFES, São Mateus, ES
2. Faculdade de Minas, FAMINAS, Muriaé, MG
3. Orientador
4. Co-orientadora
INTRODUÇÃO:

São Mateus, sétimo município mais antigo do Brasil, com 465 anos e 102 mil habitantes apresenta a maior população negra do Brasil (76%) e localiza-se no Espírito Santo. Apresenta índice de desenvolvimento IDH-M = 0,73, o que o coloca em 2438 lugar no ranking nacional. Assim como em vários municípios brasileiros, possui bolsões de miséria, com falta de saneamento básico e atendimento médico-hospitalar precário. Nos últimos 10 anos, a população sofreu um aumento de quinze mil habitantes devido à exploração do petróleo e do gás, o que provocou a implantação de novos bairros, tais como o Vitória, que abrange 900 domicílios residenciais. Esse aumento não planejado tem exigido grandes investimentos da gestão municipal, nas áreas de saúde, educação e saneamento básico.

Este trabalho objetivou-se o levantamento das condições de saneamento básico e da situação sócio-econômica das crianças de 3 a 5 anos atendidas no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Alice Ponte in Valtellina, para correlacioná-las com a prevalência de parasitoses intestinais, fornecendo indicadores de saúde pública para elaboração do orçamento municipal, quanto às áreas prioritárias para investimentos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE e atendimento pelos agentes de saúde.

METODOLOGIA:

Foram estudadas as 91 crianças de 3 a 5 anos do CEIM Alice Ponte in Valtellina e atendidas pela Unidade de Saúde de Bomsucesso, São Mateus, no período de outubro de 2009 a março de 2010. A metodologia utilizada foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CEUNES, observando-se a Resolução 196/96 (BRASIL, 1996), que trata de pesquisas com seres humanos.

Os exames parasitológicos de fezes (EPF) foram realizados no laboratório do CEUNES-UFES, utilizando o método de sedimentação espontânea. A correlação do estado de saúde e dos fatores sócio-econômicos com a prevalência de parasitoses foi realizada através da análise estatística de variância (ANOVA), com nível de significância de 5%.

A realização dos exames foi acompanhada por profissional Farmacêutico Analista Clínico e a emissão dos resultados foi realizada em formulário próprio, estabelecido pelo CEUNES.

RESULTADOS:

Das 91 amostras, 52% estavam negativos, 34% monoparasitados e 14% poliparasitados. A maior incidência foi de protozoários, sendo 25% Giardia lamblia, 14% Entamoeba histolytica, 4% Balantidium coli, 4% Endolimax nana e 4% Chilomastix menislii; foram negativos para platelmintos, já para os nematelmintos os resultados foram 18% Ascaris lumbricoides, 4% Strongyloides stercoralis, 4% Trichuris trichiura e 0% Ancylostoma duodenale.

A incidência de parasitas está diretamente relacionada com a falta de higiene e o fato destas crianças conviverem em ambiente sem calçamento e até recentemente sem saneamento básico. Na pesquisa constatou-se problema de armazenamento da água, feito em tonéis, sem higiene adequada e também a ausência de cuidados higiênicos com as mãos de manipuladores de alimentos.

Além de viabilizar o tratamento das pessoas contaminadas foram realizadas palestras às crianças e pais sobre higiene pessoal, preservação do meio ambiente, verminoses e plantas medicinais. Foram distribuídas mudas de plantas medicinais preconizadas pelo Ministério da Saúde, para a prevenção e controle de verminoses e para outras enfermidades presentes na população assistida.

CONCLUSÃO:

A incidência de verminoses está diretamente relacionada ao ambiente domiciliar e a falta de higiene das crianças pesquisadas. Após o tratamento das crianças e dos familiares, o trabalho de esclarecimento e orientação sensibilizou principalmente as crianças por meio de atividades lúdicas para a necessidade de se preocupar com a saúde e o meio ambiente.

As atividades de iniciação científica em pesquisa proporcionaram aos alunos do CEUNES-UFES entrar em contato direto com a população, aprimorando a inter-relação profissional-comunidade e possibilitou o tratamento dos casos positivos e a prevenção de novos agravos, feita através da educação em saúde. Além disso, o projeto levou o aluno à realidade laboratorial, mostrando as dificuldades na coleta, os cuidados no recebimento de amostras e a pesquisa de materiais totalmente desconhecidos, diferentemente do que ocorre em sala de aula, onde são estudados materiais conhecidamente contaminados.

Este projeto sensibilizou as autoridades municipais e estaduais e a imprensa local e regional da necessidade de investir em saneamento básico e em calçamento das ruas da periferia mateense, visto que São Mateus, embora seja uma cidade colonial apresenta as mazelas de uma metrópole moderna.
Instituição de Fomento: FAPES, CEUNES/UFES, SAAE, SMA, SME e SMS de São Mateus
Palavras-chave: Parasitoses Intestinais, Saneamento básico, São Mateus.