62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA FEIRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE MOSSORÓ/RN
Francisco Josélio Rafael 1
Laysa Glicia de Souza Nunes 1
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho relata uma experiência do projeto Suporte Pedagógico Para o Desenvolvimento de Feira de Ciências no Ensino Fundamental do Município de Mossoró-RN, que foi desenvolvido em uma parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Mossoró. Os cursos que se fizeram parte do projeto foram Licenciatura em Biologia, Química e Física, composto por um quadro de 07 professores orientadores 42 professores da rede municipal, 12 acadêmicos bolsistas dos cursos mencionados, e 480 alunos das escolas cadastradas no projeto.

METODOLOGIA:

Durante o projeto os docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte envolvidos no projeto promover uma capacitação para os professores da rede municipal e os acadêmicos bolsistas. A segunda etapa foi desenvolvida nas escolas, onde docentes e alunos da escola discutiam sobre uma problemática envolvendo as ciências naturais. Após definir o problema a ser investigados, professores da universidade, da escola, estudantes da universidade e da escola, juntos montam as estratégias a serem utilizadas para obter a solução ou possíveis soluções do problema investigado; para em seguida ser apresentado a comunidade através de uma feira de ciências promovida pela secretaria de educação do município de Mossoró.

RESULTADOS:

Durante o desenvolvimento do projeto podemos diagnosticar um bom desempenho e participação por parte dos alunos da escola, que expuseram no final do projeto uma feira de ciências mais significativa, quando mostraram os resultados adquiridos com sua participação em uma pesquisa inédita.

CONCLUSÃO:

Projetos desta natureza contribuem para despertar e estimular os estudantes de series iniciais a busca do conhecimento das ciências, e uma aprendizagem mais significativa, e ainda estimula os estudantes à uma boa desenvoltura nos trabalhos de pesquisa, compreendendo melhor sobre os assuntos abordados nas feiras de ciências.

Palavras-chave: feira de ciencias, aprendisagem significativas, suporte pedagogico.