62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
ANÁLISE DA AÇÃO DAS BRISAS MARÍTIMAS RELACIONADAS COM O CONFORTO TÉRMICO DOS HABITANTES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Ricardo Safra de Campos 1
Edson Cabral 1
1. Depto. de Geografia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
INTRODUÇÃO:

O inexorável processo de urbanização em escala mundial é responsável pelo aumento do interesse por parte de pesquisadores e autoridades políticas acerca das condições ambientais derivadas do processo de intervenção antrópica no espaço urbano. Um dos resultados dessa ação do homem é a alteração das componentes climáticas que atuam nas cidades e que causam efetivas transformações na qualidade de vida de seus habitantes. A excessiva impermeabilização do solo, a formação de canyons urbanos resultantes do processo de verticalização das moradias e a derrubada da cobertura vegetal urbana são responsáveis diretas pelo aumento do calor e do conseqüente stress térmico. No caso específico do município de São Paulo, esses eventos tendem a ter sua freqüência e intensidade significativamente ampliadas, o que ressalta ainda mais a importância das brisas marítimas como agente promotor de conforto térmico, ao atenuar as altas temperaturas verificadas principalmente nos períodos mais quentes do ano. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a relação entre a ação das brisas marítimas geradas a partir de sistemas de alta pressão no oceano Atlântico e seus efeitos sobre o município de São Paulo, destacando a importância desses eventos climáticos para o conforto térmico dos cidadãos paulistanos.

METODOLOGIA:

Para o desenvolvimento da pesquisa, decidiu-se por trabalhar com dados recentes das estações meteorológicas da concessionária de rodovias ECOVIAS, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e do Aeroporto de Congonhas tomando como base o ano de 2005. Para tanto, a pesquisa privilegiou os dados de totais pluviométricos, temperatura, visibilidade, umidade relativa do ar e velocidade e direção dos ventos. A leitura e interpretação dos dados compilados acerca da presença das brisas marítimas e seus efeitos sobre o município de São Paulo foi feita de acordo com as escalas horárias, diárias e mensais para que o tratamento analítico contemplasse o maior número de desdobramentos verificáveis. A partir dos dados obtidos, foi possível elaborar gráficos e tabelas que permitiram visualizar a distribuição mensal de penetração das brisas marítimas no ano de 2005, bem como quadros com a distribuição mensal horária. Posteriormente, foram verificadas as variações térmicas a partir da temperatura do ar antes e após a penetração da brisa marítima para que, finalmente, fosse possível elaborar quatro tabelas que apontassem as sensações térmicas e as respostas fisiológicas antes e após a infiltração da brisa marítima.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos da estação meteorológica do Aeroporto de Congonhas foram tabulados mensalmente a partir da quantidade diária de penetrações de brisas marítimas (BM), mediante a análise da ocorrência de ventos do quadrante sul.  Com este levantamento foi possível diagnosticar a maior incidência da BM no mês de março quando 25 eventos foram verificados, enquanto maio apresentou o menor número, com 10 eventos diagnosticados. Ao cruzar os dados da estação meteorológica consultada com os totais mensais de precipitação foi possível verificar que janeiro, fevereiro, março, e dezembro apresentaram alto número de dias chuvosos. Os resultados indicam que a BM tem relevante participação no desenvolvimento de células convectivas que provocam chuvas torrenciais no município. Os meses mais quentes do ano receberam análises diárias referentes ao conforto ou stress térmicos e as reações fisiológicas do corpo humano, e os efeitos causados pela ação da BM. Com base nos dados obtidos elaboraram-se tabelas a fim de acompanhar a variação da temperatura diária antes e após a infiltração da BM e o reflexo no conforto térmico. Nos dias mais quentes a mudança de direção dos ventos, o aumento da umidade do ar e a queda da temperatura agem diretamente sobre a qualidade de vida dos munícipes.

CONCLUSÃO:

Os meses mais quentes do ano foram aqueles que registraram maior penetração das brisas marítimas (BM). Nos meses mais frios a diferença estabilizada ou negativa entre a temperatura do continente e do oceano não favorece o desenvolvimento da brisa marítima. Também deve-se ressaltar a mudança de posição do sistema de alta pressão que, no inverno, atua sobre o continente. Deste modo inferiu-se que a brisa marítima teve maior incidência durante os períodos mais quentes do ano, sob atuação do anticiclone tropical do Atlântico Sul, uma vez que a temperatura do continente eleva-se mais rapidamente do que a do oceano, o que acelera o processo de desenvolvimento da BM e favorece a diminuição das temperaturas nesses meses por causa do aumento da umidade relativa do ar e pelos ventos que atuam sobre a cidade. A penetração das brisas marítimas favorece o aumento da umidade relativa do ar e provoca a queda da temperatura na camada mais superficial da atmosfera. A infiltração da BM carrega um ar relativamente mais frio e úmido que provoca a queda da temperatura e ameniza a situação de desconforto térmico para os habitantes do município, contudo áreas de baixa pressão com ar quente e mais seco concentradas na RMSP se beneficiam dos efeitos da BM e aumentam a possibilidade de chuvas torrenciais.

Instituição de Fomento: Programa de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PIBIC-CEPE
Palavras-chave: Brisa Marítima, Conforto Térmico, Região Metropolitana de São Paulo.