62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FÍSICA MODERNA: LEITURA SIGNIFICATIVA EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA VISANDO UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
Douglas Guilherme Schmidt 1
1. SEE-SP Rede Estadual de Ensino - Secretaria de Educação de São Paulo
INTRODUÇÃO:

O presente estudo refere-se à aplicação de uma proposta de plano de ensino e projeto pedagógico que possa proporcionar acesso aos conceitos presentes na teoria da física moderna, desenvolvidas ao longo do século passado que envolve linha de pesquisa em História e Teoria da Ciência. Na escola, a Física tem continuado reduzida aos conhecimentos anteriores ao século passado ou saberes clássicos. Esta restrição ao mundo "clássico" não auxilia o exercício de um conhecimento mais amplo e democrático. A ciência e a tecnologia modificam amplamente o cotidiano de nossos alunos. Existe, na atualidade, uma forte influência da Física Moderna em nossa sociedade. No sentido de desenvolver competências e habilidades nas áreas de Ciências da Natureza, matemática e suas Tecnologias (mais especificamente os conhecimentos de Física), realizamos esta prática utilizando a História da Ciência e a interdisciplinaridade com a área das Ciências Humanas para facilitar e tornar mais aprazível a aprendizagem das ciências exatas (particularmente da Física) e instrumentalizar coordenadores das unidades escolares com relação aos textos acadêmico-científicos.

METODOLOGIA:

Este trabalho utilizou a organização de material produzido pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física LaPEF FE-USP sobre Transposição das Teorias Modernas e Contemporâneas para a Sala de Aula: Dualidade Onda-Partícula aplicando na prática com alunos do ensino médio e de Educação de Jovens e Adultos nas escolas E.E. Presidente Roosevelt e E.E. Lasar Segall da Diretoria de Ensino Centro-Sul da capital de São Paulo. O material está organizado em blocos que são seqüências de aulas abordando os seguintes conteúdos de Física Clássica: Campos, Ondas Eletromagnéticas, radiações, Luz: cor e visão até chegar a Física Moderna: Interação radiação-matéria: espectroscopia, modelo atômico de Bohr, efeito fotoelétrico e dualidade onda-partícula. Levando sempre em conta o conhecimento de História da Ciência envolvido em cada bloco. Realizamos a aplicação e transposição das teorias Modernas para a sala de aula produzindo relatórios de acompanhamento e planejamento (replanejamento), análise e conclusão quanto ao nível de melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos entrevistados.

RESULTADOS:

Entendemos que neste estudo a dificuldade de compreender a proposta da física moderna e os conteúdos físicos relacionados pode ser superada pela transposição didática e pela conexão com a história da ciência (uso da interdisciplinaridade). O significado do conteúdo aprendido na escola é mais bem compreendido através de uma perspectiva de construção histórica do conhecimento científico. O aluno acaba dando maior importância ao que aprende. Este interesse do aluno pelos conhecimentos científicos é despertado pelas conexões estabelecidas entre a Ciência Moderna e as demandas de uma nova sociedade.

CONCLUSÃO:

A grande vantagem deste estudo em relação ao que é realizado tradicionalmente é que se trata de uma abordagem muito mais abrangente com envolvimento da história da ciência e da física quântica, que permite aos jovens adolescentes, mesmo que não venham a ter qualquer contato com as práticas científicas, adquirirem a formação necessária em História da Ciência para poderem compreender o mundo em que vivem e participar dele, enquanto que aqueles que se dirigirem para as carreiras científico-tecnológicas, com base no pensamento científico, possam dar continuidade aos seus estudos e a sua vida profissional e coletiva. Este parece ter sido o ponto mais importante do nosso trabalho. As pessoas devem ser capacitadas pela cultura científica a assimilarem as atuais produções da ciência, compreendendo ao menos os conhecimentos necessários ao entendimento do meio em que vivem e que são transmitidos pela mídia. As mudanças não se limitam ao contexto científico, pois se reproduzem por toda a sociedade e se apresentam nas tecnologias atuais. Ao aproveitar as comodidades tecnológicas ou ao se deparar com nomes e figuras da ciência, os alunos interagem com esse cotidiano alterado pela ciência e tecnologia. Este trabalho fornece ao meio acadêmico, subsídios para análise de como se pode associar a história da ciência e a interdisciplinaridade para auxiliar a compreensão da física moderna.

Palavras-chave: EJA - Educação de Jovens e Adultos, Física Quântica, História da Ciência.