62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PROJETO PEDAGÓGICO: GOSTAR DE LER COM POESIAS
DULCINÉA URUBANI RAMOS ALEXANDRE 2, 1
1. PREFEITURA DO RECIFE
2. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:

 Podemos afirmar que o gênero textual descritivo "poesia" tem grande importância para a formação de leitores, no sentido de possibilitar aos nossos alunos a inserção no mundo da leitura e da escrita. Partindo da necessidade de despertar o interesse  dos educandos a desenvolver o hábito de ler, o Projeto Pedagógico: "Gostar de ler com poesias", objetiva uma mudança na postura do alunado e consequentemente obter  maiores resultados na leitura. Optamos por esta estratégia didática, sabendo que este gênero é bem aceito na comunidade escolar, acessível e divertido, além de ser uma temática de grande facilidade interdisciplinar e que estimula o conhecimento acerca de autores de nossa literatura, posto que este tipo de gênero textual estimula ao estudante atentar não só aos conteúdos, mas à forma e aos aspectos sonoros da linguagem. Os estudantes tiveram um contato prazeroso com o universo poético, uma vez que a poesia educa, desperta o lúdico, a imaginação e a fantasia , elementos importantes para o desenvolvimento infantil.

METODOLOGIA:

O Projeto foi desenvolvido com alunos do I ciclo, ano 2 na Escola Municipal Irmã Terezinha Batista da Prefeitura do Recife, a principio realizamos um resgate do conhecimento prévio dos aluno, depois selecionamos poesias de autores diversos de fácil interpretação a serem vivenciados em sala de aula, com destaque a Cecília Meireles, preferida pelos alunos, foram confeccionados cartazes, as poesias lidas eram expostas em um mural, interpretação e dramatização das  poesias, declamação, apresentação de recital para as demais salas da escola. Todas estas atividades facilitaram o processo ensino-aprendizagem, garantindo a leitura e produção de poesias, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades para a elaboração de textos com clareza, fazendo uso de regras gramaticais com emoção e sensibilidade.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos ratificaram as expectativas e levaram a confirmação dos objetivos propostos, apresentando uma mudança significativa na postura dos educandos frente á leitura, conseguimos visualizar a evolução dos alunos em tarefas diárias, o interesse na hora da leitura de poesias, conseguimos estimular nos estudantes o hábito da leitura e consequentemente da escrita, o que se tornou sensivelmente perceptível nos alunos, foi a busca em ler e escrever novas poesias, constatando-se que a competência da leitura significativa foi contemplada, percebendo-se o aluno indo além do conhecimento linguístico, mobilizando  o senso crítico e estabelecendo inferências no sentido de dar pistas e respostas que favoreçam o entendimento do ato de ler, as quais se encontram presentes em suas produções.

CONCLUSÃO:

 Concluímos que o ato de ler como nos ensinou Freire, além de importante no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, pode ser  algo prazeroso ao estudante e que antes de tudo ele se dá na compreensão do texto através das inferências feitas pelo leitor. Os estudantes demonstraram sensibilidade, criatividade, espírito de cooperação e solidariedade, ou seja, mudanças atitudinais o que facilitou a integração em outras tarefas escolares. Trata-se de um processo de construções significativas em que o aluno é o protagonista do conhecimento e o professor é o facilitador nesse processo, mediando a produção do aluno, motivando-o à leitura e a escrita.

Palavras-chave: POESIA, LEITURA, APRENDIZAGEM.