62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 4. Fitogeografia
DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES DO GÊNERO Vernonia NOS CAMPOS RUPESTRES DE MINAS GERAIS
Polyana Noronha Soares 1
Jimi Naoki Nakajima 1
1. Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia / UFU
INTRODUÇÃO:

Vernonia é um gênero de grande importância para a família Asteraceae, e representa um táxon muito diversificado para a flora dos campos rupestres, particularmente de Minas Gerais. Esta fitofisionomia apresenta características peculiares que geram um alto grau de diversidade e endemismo. Apesar disso, os campos rupestres vêm sofrendo um aumento crescente de pressões antrópicas, como turismo, extrativismo e criação de gado. Diante da importância do gênero Vernonia e dos campos rupestres para Minas Gerais, o trabalho tem como objetivo o estudo da diversidade, distribuição e conservação das espécies deste gênero.

METODOLOGIA:

A área estudada são os campos rupestres que abrangem as regiões sudeste (Complexo da Canastra), sul (Serras de Ouro Branco e Ouro Preto) e centro-norte (Serras de Diamantina, Cabral e Grão Mogol) de Minas Gerais. Uma lista foi elaborada a partir do levantamento bibliográfico, visita aos herbários BHCB, HUFU, MBM, SPF, SP, UB, CEN e 3 expedições de campo. A distribuição das espécies foi definida de acordo com a ocorrência em Minas Gerais e no Brasil. Sendo consideradas restritas as espécies que ocorreram apenas em Minas Gerais. O estado de conservação foi determinado utilizando as categorias e critérios estabelecidos pela União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais - IUCN e Revisão das Listas das Espécies da Flora e Fauna Ameaçadas de Extinção de Minas Gerais.

RESULTADOS:

O gênero Vernonia está representado nos campos rupestres de Minas Gerais por 94 espécies. Foram analisados 61 municípios dos quais seis se destacaram em número de espécies. A maior diversidade foi indicada para Diamantina com 34 espécies, seguido de São Roque de Minas, Joaquim Felício, Santana do Riacho, Ouro Preto e Conceição do Mato Dentro. De acordo com os critérios estabelecidos para a distribuição geográfica, 43 espécies são indicadas como amplamente distribuídas, 42 como moderadamente distribuídas e 9 espécies foram  indicadas como restritas para Minas Gerais. As espécies com distribuição ampla e moderada foram categorizadas como não ameaçadas (LC) ou quase ameaçadas (NT). As espécies com distribuição restrita são apresentadas como ameaçadas na categoria vulneráveis (VU), ou seja, espécies que sofrem risco elevado de extinção na natureza. Para categorizar o status de conservação foram considerados a distribuição da espécie, as alterações ambientais e a amplitude de distribuição.

CONCLUSÃO:

O gênero Vernonia apresentou grande diversidade e endemismo nos campos rupestres. Mas a vulnerabilidade de espécies restritas e a interferência humana descontrolada indicam a fragilidade das áreas de preservação. Assim sendo o trabalho contribuirá para o conhecimento do gênero Vernonia em Minas Gerais possibilitando o desenvolvimento de projetos para a preservação de espécies ameaçadas e desconhecidas, incluindo estas áreas como prioritárias para a preservação.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Vernonia, Campo rupestre, Minas Gerais.