62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
INTENÇÕES E AÇÕES DO ESTADO BRASILEIRO NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
João Maria Valença de Andrade 1
1. Departamento de Educação/UFRN
INTRODUÇÃO:
Este estudo aborda o papel do Estado brasileiro no que concerne às intenções e ações políticas no sentido de instituir um sitema nacional de educação no país. Situa-se na interface dos estudos de Currículo e de Políticas Públicas da Educação, tendo em vista o objetivo de formar profissionais da educação em nível superior nas Licenciaturas.
METODOLOGIA:
Levantamento e estudo de bibliografia. Mobilização e registro de memórias escolares dos envolvidos e de pessoas do seu convívio social. Planejamento e execução de seminários temáticos para relacionar os estudos históricos mais remotos (séculos XIX e XX) com as ações contemporâneas do Estado relativas à política educacional. Análise de situações e contextos educativos observados e/ou vivenciados com base no referencial teórico adquirido.
RESULTADOS:
Quanto ao processo de formação dos licenciandos: - Interesse pela temática educacional em geral e pelas políticas públicas e administração do ensino, em particular. - Ampliação das informações acerca da historicidade do fenômeno educativo e da insituição escola. - Desenvolvimento da habilidade de relacionar os processos de educação escolar nos contextos particulares (escola, sala de aula) e geral (conjunturas e estruturas sociais e políticas de Estado para a educação).
CONCLUSÃO:
Observa-se o inceremento na formação dos licenciandos, especialmente no que se refere à compreensão dos aspectos socio-culturais e políticos da educação escolar. Destaca-se o despertar para a pertinência de tais temáticas no exercício, atual ou futuro, da profissão docente.
Palavras-chave: Sistema Nacional de Educação, Currículo, Licenciaturas.