G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo |
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INTENÇÕES E AÇÕES DO ESTADO BRASILEIRO NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
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João Maria Valença de Andrade 1
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1. Departamento de Educação/UFRN
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INTRODUÇÃO: |
Este estudo aborda o papel do Estado brasileiro no que concerne às intenções e ações políticas no sentido de instituir um sitema nacional de educação no país. Situa-se na interface dos estudos de Currículo e de Políticas Públicas da Educação, tendo em vista o objetivo de formar profissionais da educação em nível superior nas Licenciaturas. |
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METODOLOGIA: |
Levantamento e estudo de bibliografia.
Mobilização e registro de memórias escolares dos envolvidos e de pessoas do seu convívio social.
Planejamento e execução de seminários temáticos para relacionar os estudos históricos mais remotos (séculos XIX e XX) com as ações contemporâneas do Estado relativas à política educacional.
Análise de situações e contextos educativos observados e/ou vivenciados com base no referencial teórico adquirido. |
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RESULTADOS: |
Quanto ao processo de formação dos licenciandos:
- Interesse pela temática educacional em geral e pelas políticas públicas e administração do ensino, em particular.
- Ampliação das informações acerca da historicidade do fenômeno educativo e da insituição escola.
- Desenvolvimento da habilidade de relacionar os processos de educação escolar nos contextos particulares (escola, sala de aula) e geral (conjunturas e estruturas sociais e políticas de Estado para a educação).
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CONCLUSÃO: |
Observa-se o inceremento na formação dos licenciandos, especialmente no que se refere à compreensão dos aspectos socio-culturais e políticos da educação escolar. Destaca-se o despertar para a pertinência de tais temáticas no exercício, atual ou futuro, da profissão docente. |
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Palavras-chave: Sistema Nacional de Educação, Currículo, Licenciaturas. |