62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DANÇA DE SALÃO E O PERFIL DO PROFESSOR ATUANTE EM CUIABÁ/MT
Elisangela Almeida Barbosa 1
Eliane Souza Oliveira dos Santos 1
1. Depto. de Teoria e Fundamentação da Educação Física, FEF/UFMT
INTRODUÇÃO:

A dança em suas várias formas de manifestação, dentre elas a Dança de Salão, configura-se como um dos elementos da cultura de movimento que potencializa a diversidade, o diálogo corporal, as relações humanas e a capacidade comunicativa. Dentro dessa proposta, o ensino da Dança de Salão é um processo educativo que prescinde uma gama variada de conhecimentos como técnica, didática, psicologia, morfofisiologia humana, saúde, sexualidade, costumes, música, manifestações culturais, dentre outros, organizados para que o desenvolvimento dessas características seja estimulado durante a aprendizagem.  O domínio de técnicas didáticas e o conhecimento sobre educação que todo professor deve ter é essencial para a compreensão da abrangência de suas ações, propiciando-o munir-se de estratégias adequadas para melhor se fazer entender pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo caracterizar o perfil de profissionais atuantes na Dança de Salão em Cuiabá, traçando um panorama dos indivíduos que estão conduzindo essa modalidade na cidade e, dessa forma, contribuir para ampliar as informações que dizem respeito à área, já que há uma grande carência de registros e produções locais sobre o assunto em várias de suas dimensões.

METODOLOGIA:

A pesquisa tem caráter descritivo e apresenta abordagem qualitativa, buscando compreender os significados apresentados pelos entrevistados. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre perfil e atuação profissional de professores de dança, a ser utilizado como referência para a discussão dos dados. Os sujeitos da pesquisa são 19 profissionais que usam o título "professor(a) de Dança de Salão" atuantes na cidade de Cuiabá. Para conhecer as características desses professores de Dança de Salão, foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas. As fechadas se direcionaram a características como idade, sexo, nível de escolaridade, tempo de atuação na atividade, formas de atualização, número de aulas por semana e espaço de atuação, entre outras. As questões abertas versaram sobre como se deu o interesse pela modalidade, quais as expectativas iniciais, a representatividade da Dança de Salão e qual a realidade atual de trabalho. Foram verificados, ainda, quais os ritmos mais trabalhados em aulas coletivas, dentro dos considerados característicos da Dança de Salão, e como se organiza essa prioridade.

RESULTADOS:

15 dos professores abordados são homens e 4 são mulheres, configuração comum na Dança de Salão, conduzida na maioria por homens. A idade tem média de 28 anos e o tempo de atuação de 6 a 9 anos. Quanto à escolaridade, 6 possuem nível médio, 7 graduação completa, 5 graduação incompleta e 4 pós-graduação, situação positiva em relação a registros de 47% de professores atuando sem formação superior ou sem ensino fundamental. O interesse pela modalidade se deu, principalmente, pela oportunidade de ampliar relações sociais. 89% aprenderam auxiliando um professor nas aulas. A atividade representa trabalho e fonte de renda, mas aprender a ser bom dançarino e fazer performances também foram expectativas iniciais. Todos se atualizam em cursos, com vídeos e interagindo com outros profissionais. 47% ministram de 5 a 10 aulas coletivas por semana num único espaço, além de aulas particulares, trabalhando mais ritmos como Bolero, Samba e Forró, atendendo à formatação mais comum de aulas de Dança de Salão e à grande parte dos salões sociais da cidade. 3 professores tem registro profissional, 2 possuíram escola de dança e 1 é  proprietário. Mais de 90% não tem vínculo empregatício e desenvolve outra atividade profissional, o que muitas vezes dá suporte à atuação como professor de Dança de Salão.

CONCLUSÃO:

Pode-se observar que os indivíduos que atuam na Dança de Salão em Cuiabá são jovens. Percebe-se que poucos têm o registro profissional propiciado pelo sindicato da classe, muitos por ainda não sentirem necessidade desse registro para sua atuação. O bom nível de escolaridade e o tempo de atuação são pontos positivos para os profissionais da área, o que, a princípio, contribuem para um maior conhecimento técnico e didático, fatores importantes no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A Dança de Salão é, como muitos trabalhos apontam, uma modalidade da dança que permite a ampliação das relações sociais, pois trabalha com contato direto entre pessoas e lhes dão acesso a técnicas, estimulando a liberdade criativa, que podem ser usadas em seus momentos de estudo e entretenimento. As expectativas de dançar bem e participar de performances, confirmam o caráter artístico da Dança de Salão, caráter este que pode ser oportunizado, também, a alunos que inicialmente não tenham objetivos nesse sentido, experimentando e vivenciando o universo diversificado de participação na Dança de Salão.

Palavras-chave: Dança de Salão, Professor de Dança de Salão, Perfil Profissional.