62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
Alexsandra Magne Rubino 1
Ludhiana Bertoncello 2
1. Graduação em Letras. Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Maringá - Paraná
2. Profª. Orientadora. Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Maringá - Paraná
INTRODUÇÃO:
Os programas de inclusão digital oferecidos no Brasil têm abordado, em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, a presente pesquisa teve como finalidade principal verificar o conhecimento e a apropriação da aprendizagem pelos alunos participantes de um programa de inclusão digital. De forma mais ramificada, objetivou-se estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado.
METODOLOGIA:
Para alcançar os objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de um questionário. O questionário foi composto de 25 questões semi-abertas, divido em 3 seções: caracterização do aluno; uso de recursos tecnológicos em seu cotidiano e uso de recursos tecnológicos em sua aprendizagem. A amostra  constituiu de 28 participantes, dos quais 21 compareceram para responder as questões. A análise dos dados foi realizada por meio do software Excel.
RESULTADOS:

Os dados obtidos mostraram que embora os alunos do programa de inclusão digital estejam dentro da faixa econômica relativamente baixa, estes estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles. Dos 21 alunos, 11 afirmaram ter computador em suas residências e 16 deles disseram que acessam o computador quase que diariamente. Somente 5 alunos acessam uma vez por semana. 86% dos alunos colocaram que utilizam a internet. 64% dos alunos tem acesso a internet nos centros públicos de acesso gratuito, nos centros públicos de acesso pago e no programa de inclusão digital. As questões de falta de tempo (9 alunos), falta de oportunidade (8 alunos), e custos de cursos de tecnologia (8 alunos) foram algumas das questões levantadas sobre o que os impede de aprender mais e usar mais a internet. Dentre aqueles que hoje não tem dificuldades no uso da internet, a justificativa indicou que o programa de inclusão digital foi o fator determinante para a aquisição dessa autonomia. Os relatos de oito alunos evidenciaram que, antes do programa, eles não dominavam a tecnologia e tinham uma noção muito básica sobre informática. Dos 21 alunos, 43% avaliaram sua aprendizagem como excelente, 47% como boa e 10% como regular.

CONCLUSÃO:
Todavia, só o fato de nascer em uma sociedade digital não abre aos jovens e alunos as possibilidades de uso adequado e autônomo da tecnologia. Por isso, o programa de inclusão digital investigado foi uma fonte de aprendizagem significativa ainda que seja um trabalho voluntariado, com seus percalços e dificuldades. Percebeu-se uma satisfação dos alunos com a infraestrutura do programa e com efetivos ganhos daqueles que já estão no mercado de trabalho. Verificaram-se falas que indicaram ganhos na qualidade de vida, não só por conta do suporte tecnológico para trabalhos escolares, mas também por meio do aprendizado sobre colaboração, responsabilidades e oportunidades. O levantamento teórico mostrou que o processo de inclusão digital no Brasil é uma realidade em progresso.
Instituição de Fomento: Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar (PROBIC). Centro Universitário de Maringá.
Palavras-chave: Aprendizagem, Tecnologia de Informação e Comunicação, Inclusão Digital.