62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 2. Analise Toxicológica
INFLUÊNCIA DA INALAÇÃO DA ETILBENZENO NA FARMACOCINÉTICA ENANTIOSSELETIVA DO METOPROLOL EM RATOS
Fernanda Silva Graciani 1
Vera Lucia Lanchote 1
Juciane Lauren Cavalcanti Cardoso 1
Vanessa Bergamin Boralli 1
Jose Salvador Lepera 2
1. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
2. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara - UNESP
INTRODUÇÃO:
Metoprolol é metabolizado principalmente pelo CYP3A e CYP2D e o etilbenzeno é um indutor de CYP3A em ratos. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da exposição a baixas concentrações de etilbenzeno, por via exclusivamente inalatória, na disposição cinética e no metabolismo dos enantiomeros metoprolol.
METODOLOGIA:
Ratos Wistar machos foram divididos em três grupos, sendo um controle e dois expostos ao etilbenzeno em concentrações de 434 ou 1736 mg/m³. As exposições ao solvente foram realizadas em um sistema de exposição apenas pelo nariz (nose only exposure system), por 6 h/dia, durante 5 dias. No 5º dia de exposição, os animais receberam uma dose única de 15 mg/kg metoprolol racêmico por via oral e amostras de sangue (n = 6/tempo) foram coletadas, durante 6 horas, em horários predeterminados. Os isômeros do metoprolol e seus metabólitos foram analisados nas amostras de plasma por HPLC, com detecção por fluorescência.
RESULTADOS:
A disposição cinética dos enantiômeros de metoprolol administrado ao grupo controle foi linear e não-enantiosseletiva e a exposição a 434 mg/m³ de etilbenzeno não têm influência significativa na farmacocinética de ambos os enantiômeros do metoprolol. A exposição ao etilbenzeno a 1736 mg/m³ aumentou a depuração de ambos os enantiômeros de metoprolol em cerca de 300% (225 vs 78 l/h/kg e 214 vs 74 l/h/kg para o (+)-(R) e (-)-(S)-metoprolol, respectivamente). O aumento na depuração de ambos os enantiômeros do MET pode ser explicado pela indução da formação de metabólitos das vias ODM e ODMA. A AUC 0-∞ para os enantiômeros do ODM teve um aumento de 100 e 58 por cento para (+)-(R)-ODM e (-)-(S)-ODM, respectivamente, e de 26 e 29 por cento para (+)-(R)-ODMA e (-)-(S)-ODMA, respectivamente.
CONCLUSÃO:
Em conclusão, a exposição ao etilbenzeno em concentração de 1736 mg/m³, por via inalatória, induziu o metabolismo do metoprolol de maneira não-enantiosseletiva em ratos.
Instituição de Fomento: FAPESP e PADC - FCFAr - UNESP (financiamento), CNPq e CAPES (bolsas)
Palavras-chave: etilbenzeno, metoprolol, i9nteração farmacocinética.