62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
POSTURA DOCENTE NA PEDAGOGIA FREINET: PRATICANDO OS PRINCÍPIOS FREINETIANOS COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Márcia de Paula Brilhante Portela Sbrussi 1, 2
Francisco de Assis Pereira 1, 3
1. UFRN
2. UnP
3. Orientador
INTRODUÇÃO:

Pesquisar alunos em formação inicial no curso de Pedagogia e as influências que a Pedagogia Freinet pode exercer em suas práticas pedagógicas profissionais são objetivos da pesquisa que está se desenvolvendo em uma universidade particular situada em Natal/RN desde 2007. As investigações recentes sobre a profissão do pedagogo, a baixa procura pela profissão, mostrar que, para alguns alunos, o quadro pessimista pode apresentar-se de maneira diversa. O estudo investiga 31 alunos e a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso etnográfico que busca conhecer particularidades da aplicabilidade da Pedagogia Freinet por alunos em formação no curso de Pedagogia que tiveram a oportunidade de vivenciar os princípios e as técnicas freinetianas quando foram alunos na disciplina Didática Geral e Aplicada e durante os estudos no Grupo de Estudos Freinetianos - GEF. Até o momento percebe-se que, os professores possuem saberes sobre a Pedagogia Freinet, porém estes não são suficientes para uma prática que possa favorecer a atuação de um agente de desenvolvimento humano na sala de aula e na comunidade, estabelecendo a mediação entre o local e o global, articulando o diálogo entre indivíduos, classes sociais e diferentes culturas.

METODOLOGIA:

Ao investigar o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes do Curso de Pedagogia da UnP, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso etnográfico que busca conhecer em profundidade particularidades da aplicabilidade da Pedagogia Freinet por alunos em formação no curso de Pedagogia que tiveram a oportunidade de vivenciar os princípios e as técnicas freinetianas durante o período em que foram alunos na disciplina Didática Geral e Aplicada e durante os estudos no Grupo de Estudos Freinetianos - GEF. Utiliza-se a entrevista compreensiva do discurso e a escuta sensível como forma de apreender os destaques educacionais nos relatos dos professores em formação.

RESULTADOS:

Com professores em formação, familiarizados com Orkut, MSN e ferramentas da Internet, deve-se incentivar a utilização das técnicas da pedagogia Freinet. Na correspondência precisam estar presentes: linguagem correta, regras de etiqueta (netqueta), livre expressão dos assuntos discutidos, cooperação entre pares, sigilo. Planejar um tempo para bilhetes escritos a mão em sala de aula é um espaço de livre expressão em que a correspondência é um texto livre que flui com facilidade. Na formação de professores o jornal é útil, pois pressupõe pesquisa e investigação, elaboração de textos coerentes, aperfeiçoamento, conhecimento de diferentes linguagens acadêmicas, respeito às normas técnicas, divulgação dos resultados obtidos e socialização. A formação de professores freinetianos provoca reflexão e discussão do planejamento das ações acadêmicas proporcionando uma pedagogia mais avançada. A tradição autoritária das escolas confinou a todos num espaço de regras rígidas e ordens a obedecer que torna o trabalho cooperativo difícil, porém é um exercício possível que modifica o profissional que se identifica com a pedagogia Freinet, desde os trabalhos em grupo a serem apresentados na academia até a prática pedagógica durante os estágios e o exercício profissional da docência.

CONCLUSÃO:

É necessário analisar o papel do professor, que relação entre professor e aluno será construída, que gestão vai edificar para o grupo e para a escola. Na formação de professores é difícil trabalhar com o registro escrito, mas é possível quando se percebe seu progresso e aprende que a discussão de pontos de vista deve se ater ao campo das idéias, deixando as questões pessoais amadurecerem em outro âmbito. Somos preparados nas classes tradicionais sob o paradigma organizacional do modo simultâneo e massificador do século XIX. Refletir leva a pensar em educadores, que desde o início do século XX, têm proposto estratégias de ensino e de aprendizagem, e nesse trabalho destacamos Freinet. Fizemos e continuamos a fazer leituras, mas a prática não muda, o trabalho não é organizado de maneira cooperativa, nem leva a uma reflexão crítica do fazer educacional. Como formadores de professores, somos agentes de intervenção da vida e do fazer profissional dos nossos alunos. Precisamos planejar a ação educativa para que eles ajam e pensem a educação deste tempo, pois vão participar dela como atores. Utilizar a pedagogia Freinet depende da leitura e da utilização crítica das suas obras e da compreensão dos problemas atuais, do desenvolvimento e da formação humana que ainda carecem respostas.

Palavras-chave: Pedagogia Freinet, Formação de Professores, Curso de Pedagogia.