62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE SOBRE O MEIO AMBIENTE
Jovino Pinto Filho 1
Jenny Dantas Barbosa 2
1. Departamento de Administração - Universidade Federal de Sergipe / UFS
2. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Administração / UFS
INTRODUÇÃO:
Diante dos problemas ambientais existentes, algumas Instituições de Ensino Superior estão buscando se adequar à prática sustentável, visto que elas são o alicerce de formação para muitos profissionais que podem propagar a lógica ambiental para a sociedade. Dessa forma, a pesquisa objetivou analisar a importância da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental na Universidade Federal de Sergipe (UFS), priorizando a educação ambiental e a consolidação de normas ambientais. Especificamente, objetiva: a) identificar os exemplos de gestão ambiental adotados por outras universidades no Brasil; b) descrever a experiência de gestão ambiental na UFS; c) analisar a percepção dos alunos da UFS acerca do meio ambiente; d) verificar a compreensão dos alunos sobre a aplicação de normas ambientais; e) propor medidas para implementar a educação ambiental na comunidade universitária. A relevância do trabalho está na importância do papel das universidades para o desenvolvimento social e para a formação de cidadãos conscientes sobre a questão ambiental, sobretudo quando a própria instituição investe em ações sustentáveis. Assim, mensurar a percepção ambiental dos alunos, bem como analisar procedimentos de gestão existentes em uma universidade servirá como paradigma para cenários semelhantes.
METODOLOGIA:
A pesquisa apresentada é do tipo exploratório por meio de um estudo de caso, tendo em sua essencia métodos quanti-qualitativos, sendo seu universo, com relação ao meio físico, as dependências da UFS no Campus de São Cristóvão. Fazem parte desse universo os alunos integrantes do Programa Bolsa Trabalho. A escolha desses alunos se justifica pela dupla vivencia que possuem do campus universitário: a acadêmica e a da gestão universitária. Deste modo, é possível investigar atores que receberiam diretamente os efeitos positivos de uma política de educação ambiental e, ao mesmo tempo, somariam esse conhecimento agregado à gestão universitária. Utilizou-se a amostragem probabilística aleatória com um universo de 225 alunos. Foi adotado um nível de confiança de 95% (2 desvios-padrão), bem como uma margem de erro de 8%, perfazendo uma amostra de 95 discentes. O instrumento de coleta das informações foi entrevista estruturada com utilização de questionários contendo perguntas fechadas e abertas, previamente testados. A tabulação das questões fechadas foi realizada através do método eletrônico SPSS - Statistical Package for Social Science. As questões abertas foram tratadas utilizando-se a análise de conteúdo, que permitem o entendimento de variáveis complexas sem exigir reducionismos.
RESULTADOS:
Dentre os resultados, destacam-se: quanto aos aspectos gerais do meio ambiente, 72,6% dos discentes têm noção do que seja desenvolvimento sustentável, 100% aprovam a adoção da coleta seletiva de lixo, apesar de 25,9% não terem disposição de andar um pouco mais para despejá-los, 71,6% costumam ter práticas favoráveis à natureza. Resultados positivos que demonstram um conhecimento ambiental já presente no cotidiano desses alunos. Em relação às práticas e normas ambientais na UFS, 62,1% afirmaram a deficiência no quantitativo de lixeiras na instituição, 72,6% aceitaram a idéia da verticalização de construções em detrimento à eliminação de áreas verdes para construção de prédios e estacionamentos, 93,5% concordam com a impressão em frente e verso na maioria dos papéis e 75,8% concordam com a adoção de papel reciclado. Idéias que servem para que a UFS modifique sua estrutura para se adequar à sustentabilidade. Quanto à educação ambiental na UFS, 87,4% dos alunos concordam que disciplinas de educação ambiental deveriam integrar a grade curricular, desses, 84,9% afirmaram que cursariam disciplina de educação ambiental, mesmo sendo optativa, além disso, 75,8% não percebem ações da UFS que visem cuidar do meio ambiente, demonstrando que deve haver alterações no projeto ambiental em vigor.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados, conclui-se que: ainda são tímidos os Sistemas de Gestão Ambiental implementados nas universidades brasileiras, algumas se destacam nessa questão, entre elas a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, que já possui ISO 14001 e a Universidade Federal de Santa Catarina; na UFS existem ações pontuais pautadas na redução do desperdício de água, energia, alimentos e racionalização do uso do papel; existe boa compreensão por parte dos alunos acerca do meio ambiente e seus problemas, além de uma disposição favorável à mudança de normas, visando à sustentabilidade; tendo em vista o incremento da atuação ambiental na UFS, sugerem-se algumas medidas: utilização de papel reciclado e impressão em frente e verso; modificação das leis existentes, como forma de controle que induza a adoção de práticas ambientais no meio universitário; implementação da Coleta Seletiva de Lixo, com amplo quantitativo de coletores em todos os seus campi; inclusão de disciplinas de gestão e educação ambiental nos curricula acadêmicos; implantação de programas e projetos de pesquisa e extensão voltados à problemática do meio ambiente; verticalização das construções, favorecendo a manutenção das áreas verdes existentes.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: gestão ambiental, instituição de ensino superior, educação ambiental.