62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
AS IMAGENS DA CIDADE DE ÓBIDOS E SEUS SIGNIFICADOS PARA ALUNOS DE 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luziana Florenzano Imbiriba 1, 2
Teresa Elvina Florenzano Imbiriba 3
1. Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Veríssimo
2. Universidade Luterana do Brasil ULBRA
3. Profª M. Sc. Orientadora Escola de Aplicação da UFPA
INTRODUÇÃO:
O estudo do tema cidade na Escola Municipal José Veríssimo, tem se caracterizado por uma abordagem, que vai além da descrição de aspectos físicos e de fatos históricos, considerando como ponto de partida para ação pedagógica os conhecimentos dos estudantes acerca de sua realidade próxima. A inclusão da paisagem citadina como elemento de estudo do meio ambiente no qual o aluno está inserido configura-se, como importante estratégia de Educação Ambiental, como possibilidade de exercício da cidadania, como valorização da concepção de espaço urbano pelos alunos e para a compreensão das relações que eles estabelecem nesse espaço. Dessa forma, este estudo teve como objetivo identificar a imagem que os estudantes de quarta série têm da cidade de Óbidos para subsidiar práticas pedagógicas nesse contexto.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido em uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Veríssimo em Óbidos, Pará, cidade localizada à margem esquerda do rio Amazonas, na oeste do Pará, no período de fevereiro a março de 2007, A coleta de dados foi realizada envolvendo 23 estudantes, que à época do estudo tinham idade entre nove e onze anos, sendo 14 meninas e nove meninos, escolhidos intencionalmente por serem alunos da primeira autora da pesquisa. As atividades desenvolvidas compreenderam: a) A roda de conversa, estratégia utilizada para sensibilizar e engajar os alunos no estudo sobre a cidade. Neste momento foram registradas as falas dos estudantes; b) Aplicação de questionário com a seguinte questão: Desenhe a imagem que você faz de sua cidade e depois escreva uma explicação para o seu desenho. A análise dos desenhos foi feita por meio da análise do conteúdo da imagem e de freqüência de ocorrência Os registros das falas dos estudantes serviram de fonte de dados que ajudou a identificar a imagem que eles têm da cidade. A interpretação quali quantitativa dos dados subsidiou o desenvolvimento do tema cidade na turma.
RESULTADOS:
A análise do conteúdo da imagem da cidade de Óbidos, representada pelos alunos de 4ª série, possibilitou a identificação, predominantemente, de dois tipos de paisagem. No primeiro, a cidade de Óbidos foi representada por 60,9% dos alunos, como um ambiente construído onde os seus ocupantes estabelecem inúmeras relações; brincam, estudam, trabalham, compram,cuidam da limpeza do ambiente, assistem a um jogo de futebol ou a uma missa, por exemplo. No segundo tipo, 34.8% dos alunos, representaram a Óbidos por meio de seu patrimônio físico, social e cultural com destaque para a Igreja da padroeira Nossa Senhora Santana e para o Quartel. Com 4,3% a Óbidos foi destacada pela sua paisagem natural, caracterizada pelo rio Amazonas, pela serra da Escama e pelas imensas rochas.
CONCLUSÃO:
As imagens da cidade de Óbidos representadas pelos alunos de 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Veríssimo expressaram a cidade como ambiente construído, com ênfase na arquitetura local e nas relações sociais fortemente ligadas a herança cultural local. A preocupação com os problemas sócios ambientais, como a questão do lixo ou a falta de energia ou de água foram inexpressivos. As imagens representadas pelos alunos subsidiaram ações escolares voltada para a sensibilização e estudo do meio a partir de duas temáticas eleitas pelos alunos: o lixo e a falta de água na cidade.
Palavras-chave: cidade, meio ambiente, Educação Ambiental.