62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 2. Economia Doméstica
FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORAS/ES DE TÉCNICAS PARA CONFECÇÃO DE ARTIGOS DE MODA, DESIGN, ARTE E DECORAÇÃO.
Analécia Quirino Barros 1
Marília Gabriella Pereira da Costa 1
Etienne Amorim Albino da Silva 1
Joana Darc Maria Nascimento 1
Tarciane Christina Ribeiro 1
José Edson de Lima Torres 1
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco
INTRODUÇÃO:

Atualmente a preocupação com o meio ambiente é cada vez mais um fator de qualidade de vida. A qualidade ambiental tem resultado em sérios questionamentos nos diversos setores da atividade humana. A compreensão do papel do Ser Humano de se colocar no mesmo patamar da Natureza, é um grande desafio do processo educativo que se encontra voltado para as questões ambientais. É preciso mudar atitudes e comportamentos. A sociedade capitalista impôs aos cidadãos a teoria do obsoleto, ou seja, todos os bens de consumo são temporários, nos conduzindo a obrigatoriedade de estar sempre comprando algo novo. A abertura do mercado e suas facilidades de crédito, causam uma alusão as pessoas de que tudo parece se democratizar, e a diferença social, parece diluída, pois a industrialização dos produtos torna-se acessível a todas as classes.

Diante do exposto, é sabido que vivemos em uma sociedade de consumo e que tudo gira em torno do capital, mas em contrapartida observa-se que nem todo mundo tem poder aquisitivo para estar trocando de produtos a cada momento oportuno. E que com esse consumo inconsciente, cresce o número da produção de lixo que agride ao meio ambiente, como exemplo: garrafas PET, alumínio, sacos plásticos, retalhos de tecidos, vidros, entre outros. A problemática em questão leva-nos a refletir soluções que visem a redução do impacto ambiental.

Nesse sentido, o projeto em questão foi elaborado com intuito de sensibilizar participantes do programa Conexões de Saberes da Universidade Federal rural de Pernambuco para o reaproveitamento de tecidos, garrafas pets, papéis e peças do vestuário numa perspectiva de sustentabilidade social. No entanto, vislumbramos que este projeto possa ser um gerenciador humano para os trabalhos de extensão nas comunidades, viabilizando estratégias para a promoção e a geração de renda, com o uso de materiais descartáveis em trabalhos de artes manuais tais como: estamparia e tingimento, bordados, patchwork, customização, acessórios e produtos para decoração, agregando desta forma, criatividade, valor e exclusividade aos trabalhos artesanais.

METODOLOGIA:

A formação ocorreu através de oficinas que realizaram-se semanalmente, por um período de dois meses, onde cada oficina tinha a duração de três horas, totalizando uma carga horária de 30 horas ao final dos dois meses. O público alvo foram alunos/as participantes do Programa Conexões de Saberes. As oficinas Foram divididas em quatro etapas. Sendo elas: Reciclagem em Tecidos; Customização; produção de acessórios e Produção de artigos Decorativos. Onde para cada etapa era necessário o uso de materiais tais como: retalhos de tecidos, aviamentos em geral( fitas, cianinhas, miçangas, botões, linhas diversas), cola para tecido, cola quente, tesouras, agulhas de mão, tinta para tecido, garrafas pets, jornal e  papelão. O intuito das oficinas foi formar multiplicadoras/es de técnicas para confecção de artigos de moda, design, arte e decoração, intuito o qual deu titulo ao projeto.

RESULTADOS:

O entrosamento das/os participantes, nas oficinas, foi bastante satisfatório, tendo em vista o forte envolvimento em todas as etapas da formação. Podemos relacionar esse entrosamento ao fato das oficinas terem sido diversificadas e atrativas, resultando na elaboração de vários artigos de moda, design, arte e decoração. Durante a realização do trabalho podemos observar que o aumento do interesse das/os participantes em relação aos temas transversais abordados.

CONCLUSÃO:

Tendo em vista que o objetivo do projeto foi alcançado, pois observamos uma maior sensibilização dos participantes a cerca dos temas abordados. Com isso podemos concluir que o projeto de oficinas para a formação de multiplicadoras/es de técnicas para confecção de artigos de moda, design, arte e decoração, obteve um resultado bastante positivo, pois se notou que as práticas adquiridas nas oficinas foram utilizadas posteriormente pelos participantes em trabalhos de extensão em comunidades populares, assim também como na elaboração de produtos para si próprios com a finalidade de comercializá-lo, viabilizando dessa forma estratégias para a promoção e a geração de renda.

 

Palavras-chave: Sustentabilidade social, Extensão, Geração de renda.