62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ATIVIDADE ANTICOLINESTERÁSICA DOS EXTRATOS E DECOTO DA Pectis oligocephala Baker
DENISE RAMOS MOREIRA 1
POLIANA DE OLIVEIRA CAVALCANTE 1
LEONARDO SILVA DE SOUSA 1
JANE EIRE SILVA ALENCAR DE MENEZES 1
SELENE MAIA DE MORAIS 1
SÔNIA MARIA OLIVEIRA COSTA 1
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE
INTRODUÇÃO:
O estudo de produtos naturais vem se tornando cada vez mais freqüente nos últimos anos, principalmente quando relacionado a plantas medicinais, isso se dá devido à busca por novos fármacos que possuam baixa toxidade e produzam menos efeitos colaterais. Assim as plantas se tornaram fontes de estudos e pesquisas contra doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer, uma vez que os vegetais possuem metabólicos secundários que, muitas vezes, possuem propriedades terapêuticas que podem ser usadas para tratamento de enfermidades humanas. Estudos mostram que a enzima acetilcolinesterase (AChE) é responsável pela diminuição da acetilcolina (neurotransmissor cerebral) na sinapse nervosa, causando a perda de neurônios colinérgicos, os quais são responsáveis pelas funções cognitivas. Sugere-se, portanto, que uma elevação no nível da acetilcolina poderia ser útil para melhorar a sintomatologia do Mal de Alzheimer como perda de memória e dificuldade de aprendizagem. Por esse motivo, neste trabalho foram analisados os extratos e decoto das folhas da espécie Pectis oligocephala Baker, conhecida popularmente como limãozinho, pertencente à família Asteracea, com o intuito de identificar novas substâncias com atividade antiacetilcolinesterase.
METODOLOGIA:
As folhas de P. oligocephala Baker foram coletadas no município de Sobral-Ce e secas à temperatura ambiente. O material foi submetido à extração com etanol (EtOH) durante uma semana. Depois desse período a solução resultante foi filtrada e concentrada em rotaevaporador à pressão reduzida para obtenção do extrato bruto. Posteriormente, o extrato EtOH foi fracionado por cromatografia em coluna filtrante, fornecendo as frações: hexânica, clorofórmica, acetato de etila e metanólica. O decoto (extrato aquoso), que é um subproduto da extração de óleo essencial, foi submetido a sucessivas lavagens com acetato de etila e concentrado em rotaevaporador. As amostras foram analisadas segundo a metodologia de Elmann, adaptada por Rhee et al. (2001). Neste ensaio, utilizou-se a solução dos reagentes ácido 5,5-ditiobis-2- nitrobenzóico (DTNB), iodeto de acetilcolina (ATCI) em tampão e solução da enzima acetilcolinesterase. O aparecimento de halos brancos em tornos dos "spots" das amostras, na cromatoplaca, é indicativo de que ocorreu a inibição da enzima AChE, responsável pela hidrólise do substrato. A fisostigmina, uma droga inibidora da enzima AChE, foi utilizada como padrão positivo.
RESULTADOS:
Ao final do experimento os halos, indicadores da atividade de inibição da enzima AChE, foram medidos (em centímetros) e as amostras analisadas apresentaram os seguintes diâmetros: extrato EtOH, 0,7 cm; fração clorofórmica, 0,7 cm; decoto, 0,8 cm; as demais frações, hexânica, acetato de etila e metanólica, não apresentaram halos de inibição da enzima. Este resultado demonstra que os extratos etanólico, clorofórmico e decoto apresentam um bom efeito inibitório, sobre a atividade da enzima acetilcolinesterase, quando comparado ao padrão fisostigmina que apresentou um halo de inibição de 0,9 cm, comprovando que a espécie P. oligocephala Baker possui atividade antiacetilcolinesterase, assim como outras plantas do mesmo gênero que já foram citadas na literatura, uma delas é a Pectis apodocephala Baker, Silva (2008).
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos demonstram uma capacidade promissora dos extratos etanólico, clorofórmico e decoto, uma vez que foram capazes de inibir a enzima acetilcolinesterase. Deste modo, futuros trabalhos serão realizados com o interesse no isolamento e identificação dos princípios ativos, da Pectis oligocephala Baker, responsáveis pela atividade antiacetilcolinesterase, para o desenvolvimento de novos fitofármacos.
Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Palavras-chave: Pectis oligocephala Baker, Acetilcolinesterase, Doença de Alzheimer.