62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 3. Sociologia do Desenvolvimento
O PRÊMIO DE TECNOLOGIA SOCIAL DA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
Ana Carolina Rodrigues 1
1. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília/UnB
INTRODUÇÃO:
O projeto "Observatório do movimento pela Tecnologia Social no Brasil", no qual este plano de trabalho esteve inserido, objetiva analisar, discutir, identificar e avaliar os impactos sociais gerados pelas experiências utilizando a Tecnologia Social (TS), implementadas como soluções a partir das demandas sociais. Durante a vigência do fomento dado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), o Plano de Trabalho foi desenvolvido com a finalidade de avaliar o papel da Fundação Banco do Brasil (FBB) com seu Prêmio de Tecnologia Social na apropriação de TS pelo Brasil, reconhecendo a importância da divulgação dessas ações e tornando-as de domínio público.
METODOLOGIA:
O recurso usado foi o estudo de caso para cada uma das experiências em TS premiadas realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de um roteiro de sondagem enviado aos responsáveis pelos trabalhos. A apresentação dos quadros relativos à TS antes e depois da premiação contribui para a análise do estudo de caso, a partir do qual se obteve uma matriz analítica em que as TS's foram divididas em dois grandes grupos: Processos de Aprendizagem (AP) e Reaplicação Coletiva (RAP). A matriz foi definida a partir das características observadas entre os casos e houve uma divisão em eixos temáticos apenas para fins de organização textual do resultado.
RESULTADOS:
Nos 26 casos estudados, observa-se que houve desenvolvimento local criado pela inovação, entretanto, na maioria destes, o desenvolvimento tem dificuldades de se expandir de forma independente das vias institucionais, ao contrário do que se esperava que ocorresse ao tornar as informações pertencentes ao domínio público. É possível haver relação entre a apropriação e o domínio público, porém ela é praticamente impossível de ser mensurada, tendo em vista a impossibilidade de se controlar o acesso à informação. Nesse sentido, transformar as TS's em políticas públicas regionais e, conseqüentemente, nacionais, cujos comprometimentos técnicos sejam capazes de suprir necessidades sociais e ambientais, além de estabelecer um novo padrão de qualidade de vida fundamentada no trabalho, que é o elemento central do desenvolvimento, é também um caminho para o desenvolvimento sustentável.
CONCLUSÃO:
O Banco de TS da FBB objetiva tornar o conhecimento de domínio público para que, na busca por soluções de problemas cotidianos, pessoas ou grupos sociais (apropriadores) possam reaplicar as tecnologias. No caso das TS's estudadas, o advento da apropriação não é orientado unicamente pelo interesse dos agentes apropriadores, mas pela necessidade dos mesmos de adotarem a inovação sociotécnica. O direito de propriedade comum das TS's, assegurado pelo acesso virtual às informações do Banco, no qual são publicados todos os casos certificados, gera de fato um ambiente de transformação social. No entanto, há coerência e dependência entre o sucesso e o apoio técnico; ou seja, a assistência técnica, oferecida por segmentos da sociedade civil organizada ou órgãos do governo, configura-se como ferramenta que media a apropriação.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Fundação Banco do Brasil
Palavras-chave: Prêmio FBB, Tecnologia Social, Fundação Banco do Brasil.