62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
ENSINAR E APRENDER ESPANHOL COMO LE NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES.
Juliane Rodrigues Ferreira 2, 1
1. Programa de Mestrado em Linguística Aplicada- UNB
2. Secretaria de Educação do Estado de Goiás- SEE-GO
INTRODUÇÃO:
Este trabalho analisa o quadro de ensino e de aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (LE) de instituições da rede pública de ensino do Estado de Goiás, com o objetivo de descobrir os pontos que desvendam a situação real de estudantes e professores (as) e, posteriormente, avaliar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento do processo de ensino/ aprendizagem.
METODOLOGIA:
A pesquisa partiu da observação de contextos das aulas de espanhol como LE de instituições da rede pública de ensino, da gravação e transcrição da entrevista (ARNOLDI, 2006) de duas estudantes e da aplicação de um questionário aberto (COZBY, 2003) a três professores (as), a fim de investigar o contexto de ensino e aprendizagem. Trata-se de um Estudo de Caso (FALTIS, 1997) de cunho Qualitativo e Interpretativo (Denzin & Lincoln, 2006).
RESULTADOS:
Diante da análise qualitativa dos dados foi possível revelar um cenário das vivências e das expectativas do processo de ensinar e de aprendizagem de espanhol como LE da rede pública estadual. Com isso, propor alternativas e contribuições para reverter os pontos desfavoráveis ao ensino e à aprendizagem de língua espanhola.
CONCLUSÃO:
As considerações finais demonstram o perfil do ensino e da aprendizagem de espanhol nas instituições da rede estadual de ensino de Goiás. Torna-se evidente a necessidade da utilização efetiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com o objetivo de dinamizar o processo de ensino/aprendizagem de língua espanhola. Em suma, as tecnologias permitem: "ampliar o acesso ao ensino, respeitar a diversidade de ritmos de aprendizagem, garantir a interlocução entre os sujeitos da/ na ação educativa e promover maior e mais rápida socialização do conhecimento mediante a utilização de diferentes mídias" Neder (2005, p. 83).
Palavras-chave: Ensino/aprendizagem , Espanhol como LE, Tecnologias de Informação e Comunicação.