62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
VALIDADE DE MODELOS DE INCLUSÃO SOCIAL DE GÊNERO ATRAVÉS DO PROJETO MULHERES 1000 |
Raimundo Nonato Oliveira Furtado 1, 2 Mônica Maria Montenegro de Oliveira 1, 2 |
1. Instituto Federal da Paraíba - IFPB 2. Instituto Federal de Rondônia - IFRO |
INTRODUÇÃO: |
Trabalho resultante do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, executado no Instituto Federal da Paraíba - IFPB, através do Projeto Mulheres Mil, exclusivo e extensivo a mulheres marisqueiras e artesãs, da cidade de Bayeux, grande João Pessoa - PB, cujo cotidiano beiram a faixa de alto risco social. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado a partir do acompanhamento de processos de desenvolvimento educativo que tiveram como elementos metodológicos o Mapa da Vida, a sensibilização do envolvimento social, a orientação psicológica, etc., intercambiado com apoio de teorias de sustentação da convivência e empreendimento solidário. Além da produção de materiais próprios, a ambientação onde se deu o procedimento processual foi o interior do Cefet-PB, onde as aprendentes fortaleceram-se na condição de estudantes regulares, num leque de idades que variam entre 23 e 60 anos. |
RESULTADOS: |
Os resultados obtidos refletiram-se em condições positivada de alfabetização plena de mulheres com faixa etária fora do tempo convencionado para o estudo regular, com disposição sequencial para o formato e execução da EJA Fundamental, com Qualificação Técnica em Recursos Pesqueiros. |
CONCLUSÃO: |
É perceptível, a partir dos dados coletados, que o modelo de inclusão social fomentada através do Projeto Mulheres 1000 em Instituições de ensino do Governo Federal podem ser revistas e aperfeiçoadas, fomentando de fato um processo de inclusão social não só no ambiente de trabalho, mas, também de empoderamento político-social. |
Instituição de Fomento: ACCC - SETEC/MEC |
Palavras-chave: inclusão social, educação profissional , economia solidária . |