62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFCIA DO RIACHO CAPIVARA: BAIRRO IPIRANGA NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA
Rosângela Maria Paixão Pinheiro 1
Erivan de Sousa Vidal 2
Evandro Alencar dos Reis 2
1. Instituto de Educação Ciência e Tecnologia - IFMA - Zé Doca
2. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA /CESI
INTRODUÇÃO:

No mundo em que vivemos são grandes os desafios em torno da problemática ambiental envolvendo os diversos segmentos da sociedade e da natureza, contudo, esta se relaciona com a própria exploração dos recursos naturais - solo, água, vegetação e tantos outros - para atender necessidades de sobrevivência e consumo das sociedades. Tal situação está também, devidamente circunscrita no processo de expansão do espaço urbano de nossos dias. Buscando compreender espaço urbano como conexões com estrutura social, processos e funções, de acordo com Corrêa (2000). Nesses espaços, seja qual for sua dimensão territorial e abrangência espacial; tem se tornado relativamente comum deparar-se com situações de: transbordamentos de córregos, pelo acúmulo de lixo, sedimentos, matérias e detritos orgânicos, que por sua vez, quase sempre resultam em enchentes de logradouros e prédios públicos e privados; como aqueles registrados por Valadares (2009), na cidade de Imperatriz-MA, dentro das atuais condições de drenagem da rede hidrográfica que atravessa o solo urbano.  Assim, o presente trabalho buscou analisar a situação da bacia hidrográfica do riacho Capivara, diante dos problemas socioambientais existentes no bairro Ipiranga em decorrência do processo de uso e ocupação do solo.

METODOLOGIA:

O desenvolvimento do trabalho teve como apoio teórico-metodológico perspectivas e concepções integradoras e interdisciplinares da geografia física e princípios de sustentabilidade socioambiental baseados em Pinheiro & Oliveira (2001; 56), Silva & Marín (2004; 65), Rocha et al (2007,49), entre outros que trabalharam diferentes perspectivas em bacias hidrográficas, como unidades de planejamento. Desse modo foram aplicados como procedimentos técnicos: levantamentos e aquisição de material bibliográfico secundário; jornadas de campo, para observações "in loco" e registros fotográficos em torno da situação encontrada; aplicações de questionários pré-elaborados, junto às famílias locais. E por fim, tabulação de dados com posterior aplicação de métodos estatísticos para quantificar e analisar a situação no setor da bacia hidrográfica em foco, correspondente ao bairro Ipiranga, em Imperatriz.

RESULTADOS:

Na perspectiva de individualização de elementos da paisagem natural, o bairro jardim Ipiranga, ocupa o alto curso da bacia hidrográfica em estudo; mas na perspectiva de classificação urbana corresponde a área periférica ao centro de dinâmica comercial, da cidade de Imperatriz. Dentro das análises realizadas foi possível identificar, processo de ocupação em acelerada condição de crescimento populacional e desordem na ocupação solo urbano, pela inexistência de planejamento para a cidade de Imperatriz, ao longo da década de 1980. Das observações "in loco", foi identificada diversas agressões à dinâmica natural do mesmo, como, existência de barracos, residenciais de alvenarias e de prédios comerciais dispostos por toda sessão da bacia hidrográfica, indo à margem do curso de água principal; variedade de problemas socioambientais dentre eles: 100% dos entrevistados escolheram a área devido ao alto custo do solo urbano nos bairros convencionais; 61% consideram o imóvel próprio mesmo sem regulamentação da prefeitura; 47% esgotamento livre para o riacho; 25% lançam lixo na calha do riacho. Quanto a importância do riacho Capivara para a comunidade, 46% afirmaram que deve ser canalizado, 21% utilizado para lançamento de esgoto, 12% é indiferente e, apenas 14% que pode ser recuperado.

CONCLUSÃO:

Diante das características enfatizadas, verifica-se no alto curso da bacia hidrográfica do riacho Capivara a existência de consideráveis problemas socioambientais, como o desencadeamento acelerado dos processos erosivos, com carreamento de material sedimentar e efluentes domésticos (sólidos e líquidos) ao longo do canal principal; com destruição da mata ciliar; além da coloração escura da água como indicação da existência de poluentes e patogênicos; deixando para a população aí existente a convivência com um ambiente.

Palavras-chave: Socioambiental, Bacia Hidrográfica, Diagnóstico Ambiental.