62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
NOVOS REGISTROS DE Eulimnadia (CRUSTACEA: BRANCHIOPODA: SPINICAUDATA: LIMNADIIDAE) NO SUL DA BAHIA E NORTE DE MINAS GERAIS (BRASIL)
Leandro Braga Godinho 1
Sebastien Lacau 1
Túlio Paiva Chaves 1
Nicolas Rabet 2
1. Lab. de Biossistemática Animal, Univ. Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB
2. Equipe Evolution et Developpement, Université Pierre et Marie Curie -UPMC/Paris
INTRODUÇÃO:
Os parafiléticos Conchostraca (Crustacea: Branchiopoda) formam um grupo particular de crustáceos de água doce. Comumente são conhecidos e chamados de camarão amêijoa devido a sua semelhança com os moluscos bivalve. Estruturalmente, estes crustáceos possuem lateralmente corpo revestido por uma carapaça. Atualmente são reconhecidas cento e dezesseis espécies no mundo, organizadas em dezenove gêneros e cinco famílias representando três clados: Spinicaudata, Laevicaudata e Cyclestherida. A ordem Spinicaudata é subdividida em três famílias: Limnadiidae, Cyzicidae e Leptestheridae. Esse grupo é bem conhecido por mostrar grande diferença morfológica tornando a identificação das espécies em alguns táxons extremamente difícil. No Brasil, a fauna de Conchostraca tem representantes dos três clados. Os Spinicaudatas são representados pelas famílias Limnadiidae e talvez Cyzicidae. As espécies de Limnadiidae encontradas no território brasileiro são conhecidas como pertencente aos gêneros Eulimnadia, Packard e Metalimnadia, Mattox. O grupo Eulimnadia no Brasil encontra-se pouco conhecido, pois, até hoje somente duas espécies foram registradas. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo registrar populações de Eulimnadia e aumentar o conhecimento desse grupo no Brasil.
METODOLOGIA:
Quarenta e cinco poças de águas temporárias foram estudadas em quatro localidades do Brasil. Sendo coletados espécimes adultos em quinze poças cheias no município de Buritizeiro-MG e em seis poças em Ilhéus - BA. Amostras de cistos de resistência foram retiradas do solo de onze poças na CEPLAC em Barrolândia-Ba e de treze tanques de piscicultura da CEPLAC em Itabuna-BA. Os adultos coletados com auxílio de peneiras foram fixados em solução de formaldeído 5% e levados dentro de frascos etiquetados até o laboratório. De forma sistematizada, amostras de terra de cada poça foram selecionadas para o processo de criação. A partir das eclosões, as larvas depois de cinco a dez dias de criação forneceram adultos que foram fixados no formaldeído 5%. Para o estudo da morfologia dos cistos, estes foram extraídos das amostras de solo através da utilização do método sistematizado de detecção das populações de branquiópodes. Todo o material biológico coletado foi estudado com auxílio de um estereomicroscópio Leica EZ4 para serem identificados.
RESULTADOS:
Os espécimes estudados de Eulimnadia (Spinicautada, Limnadiidae) revelaram-se pertencentes a três espécies: Eulimnadia geayi Daday, 1927, Eulimnadia colombiensis Roessler 1989 e Eulimnadia magdalenensis Roessler, 1990. Adultos de E. geayi foram coletados em poças cheias na região de Buritizeiro. Essa espécie apresenta ovos esféricos em vista frontal e pentagonal em vista lateral. Inicialmente descrita na Venezuela e registrada na Colômbia. Na região de Barrolândia, os ovos de E. magdalenensis têm forma esférica e superfícies alveolares com pequenas depressões. Outras espécies capturadas em Buritizeiro, Ilhéus e Itabuna, carregam ovos cilíndricos idênticos a E.colombiensis. Mas, os adultos de Buritizeiro como os coletados por Ferreira & Roger, 2007 em Nova Lima-MG são maiores e com ciclo de vida longo do que as espécies da costa Sul da Bahia. Esta característica diferente poderia ser correlacionada às diferentes condições climáticas entre as regiões, ou, ao fato de estar em presença de duas espécies crípticas. Nesse contexto, é sugerido procurar novos caracteres morfológicos na carapaça de revestimento, na cabeça, na extremidade caudal e nos cistos para ajudar no diagnóstico taxonômico permitindo identificar populações de branquiópodes e descrever comunidades de Eulimnadia.
CONCLUSÃO:
Os resultados demonstram uma relativa diversidade de espécies de Eulimnadia no Brasil, sendo a fauna da região de Buritizeiro e das regiões do Sul da Bahia particularmente diversificadas. Além disso, demonstra a necessidade de realizar estudos mais aprofundados sobre o grupo no Bioma Cerrado e Mata atlântica. O estudo destaca a morfologia dos cistos como uma importante fonte de caracteres potencialmente úteis na identificação taxonômica e na avaliação das comunidades de Limnadiidae em poças de águas temporárias. Portanto, este trabalho mostrou-se cientificamente importante, pois, possibilitou descobrir novos registros de Eulimnadia, além de ajudar na compreensão e estudo desse táxon pouco conhecido no Brasil.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Spinicaudata, Poças de Água Temporária, Eulimnadia.