62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 2. Cirurgia
EVOLUÇÃO DA EXPRESSÃO PULMONAR DE RECEPTORES PARA VEGF NO MODELO EXPERIMENTAL DE HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA CONGÊNITA.
Maidane Luisi Pereira Costa Maia. 1
Azize Cristina Capelli Nassr 1
Augusto Frederico Schmidt 1
Patrick Vianna 2
Luis Antonio Violin Dias Pereira 2
Lourenço Sbragia 1, 3
1. Laboratório de Cirurgia Fetal Experimental, Fac. de Ciências Médicas, UNICAMP
2. Departamento de Histologia e Embriologia, Instituto de Biologia, UNICAMP
3. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP
INTRODUÇÃO:
A Hérnia Diafragmática Congênita (HDC) é um defeito da formação do músculo diafragma que incide em cerca de 1:2500 nascidos vivos e apresenta altos índices de mortalidade fetal e neonatal decorrentes da hipoplasia e da hipertensão pulmonares. Este defeito pode ser induzido experimentalmente em ratas grávidas administrando o herbicida nitrofen que causa HDC em 24% dos fetos. A análise microscópica do pulmão da HDC demonstra a presença de hipoplasia pulmonar além da alveolarização e vascularização alteradas. Um dos fatores de crescimento envolvidos no desenvolvimento vascular é o VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor), no entanto ainda não se conhece como a expressão de seus receptores varia ao longo do desenvolvimento pulmonar fetal nesta doença.Utilizando o modelo experimental da HDC induzido pelo nitrofen investigamos o grau de hipoplasia pulmonar e por meio de análise imunoistoquímica, comparamos a expressão dos receptores para o VEGF em três fases do desenvolvimento pulmonar de fetos de ratos normais e com HDC.
METODOLOGIA:
O projeto foi submetido e aprovado pela Comissão de Ética na Experimentação Animal (CEEA-UNICAMP). Ratas Sprague-Dawley grávidas foram divididas em três grupos: controle externo (CE), expostas ao óleo de oliva (OO) e expostas ao nitrofen com e sem HDC. Quatro grupos de 20 fetos - CE, OO expostos ao nitrofen com HDC e expostos ao nitrofen sem HDC - foram estudados em cinco dias gestacionais (DG) diferentes 17,5, 18,5, 19,5, 20,5, 21,5. As variáveis morfológicas estudadas foram: peso corporal (PC), peso pulmonar total (PPT), peso do pulmão esquerdo (PPE) e relação PPT/PC. As variáveis histométricas estudadas foram: parênquima pulmonar (Par) e densidade do parênquima pulmonar (DAP) e volume do parênquima do pulmão esquerdo. A reação imunohistoquímica para VEGFR-1 e VEGFR-2 foi mensurada pela contagem da freqüência de células imunomarcadas em 100 pontos aleatórios por imagem, em 20 imagens por lâmina, de 5 lâminas por animal com 5 animais por idades gestacional de cada grupo. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA com pós-teste de Tukey-Kramer.
RESULTADOS:
Nossos resultados demonstraram que a imunomarcação dos receptores VEGFR-1 e VEGFR-2 tendeu a se manter estável nos grupos controles externo e óleo de oliva. Nos fetos expostos ao nitrofen, a imunomarcação do grupo sem HDC mostrou aumento para VEGFR-1 e queda para o VEGFR-2. Já no grupo com HDC houve aumento significativo da imunomarcação tanto do VEGFR-1 quanto do VEGFR-2. Esse aumento da imunomarcação dos receptores de VEGFR-1 e VEGFR-2 no modelo toxicológico de HDC sugerem que estas proteínas estão envolvidas na gênese da hipoplasia pulmonar e do crescimento vascular pulmonar. Nós acreditamos que deva haver um sinergismo entre o aumento de VEGF e dos receptores VEGFR-1 e 2 na doença e seu controle possa ter aplicação clínica no intuito de tentar diminuir o crescimento da camada média vascular. Estas informações podem contribuir para novos estudos que impliquem na interferência no mecanismo de vasculogênse pulmonar na HDC e possíveis tratamento da hipertensão pulmonar no período neonatal.
CONCLUSÃO:
As alterações observadas nos receptores de podem estar envolvidas na patogênese da hipertensão pulmonar da HDC além de serem uma possível via para o tratamento desta condição.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (bolsa de IC), Auxílio à Pesquisa pela FAPESP
Palavras-chave: Hérnia Diafragmática Congênita, VEGF, Hipertensão Pulmonar.