62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 6. Geoquímica
Caracterização Geoquímica e Estudo da Variabilidade de Elementos Traços Metálicos da Cobertura Sedimentar de uma Área da Fazenda Belém - Município de Icapuí (CE)
Gerson Romano dos Santos Júnior. 1
Laecio Cunha de Souza 1
1. Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:

Conceitualmente os metais (os elementos) contidos em um material sólido pedem ser fracionados em formas geoquímicas específicas, e podem ser seletivamente extraídos pelo uso de reagentes químicos apropriados (Lã et al., 2003). Cada método analítico utilizado apresenta um conjunto de reagentes que devem atacar especificamente a forma geoquímica para qual foi designado.
Na maioria dos casos de avaliação ambiental, a referência aos teores considerados normais no meio ambiente (valores de background) toma como base um estudo elaborado pela CETESB, que definiu valores de referência de qualidade para solos do estado de São Paulo, correspondentes à "concentração de algumas substâncias em solos que não tenham sido impactados antropogenicamente" (CETESB, 2001). Porém o enfoque aqui abordado é aquele em que valores de referência (background, qualidade, alerta, prevenção, etc.) sejam definidos para cada situação geológica, pedológica e climática especifica sob avaliação (Chapman, 2000; Reimann e Garrett. 2005), sendo, entretanto toleradas as extrapolações para contextos similares, mas mesmo assim é necessário que se haja um controle satisfatório das variáreis que tornam diferentes uma situação da outra.

METODOLOGIA:

A amostragem se deu em quatro poços de pesquisa de 1,5 m de largura por 2,0 de profundidade, distribuídos nas laterais da área do experimento. Foi realizada a coleta de 14 amostras por poço de pesquisa. As amostras eram obtidas em uma face preservada do poço e as alíquotas das amostras eram retiradas entre 0 a 2,0 m, em intervalos regulares de 20 cm, totalizando 56 amostras, incluindo 3 duplicatas, por trincheiras. Pouco antes da coleta, com uso de luvas descartáveis, se procedeu com a lavagem de pás de plástico, colheres de aço inoxidável e bandejas de vidro usando água "milli-Q" e em seguida com hexano. Todos os recipientes plásticos foram submetidos previamente à descontaminação em laboratório. As amostras coletadas, após homogeneização, foram acondicionadas como segue: Um frasco de plástico nalgene de 500 ml destinado para amostra reserva; Um saco plástico comum de aproximadamente 300 ml, destinado ao Laboratório de Análise de Solos da UFERSA (Mossoró/RN), para obtenção da fração argila, carbono orgânico, matéria orgânica, nitrogênio disponível, pH, P, Ca, Mg, Na, K e Al, CTC, V e soma de bases; Um frasco plástico de aproximadamente 70 ml, acompanhado de vedação com fita colante, para medidas de metais, carbonato e carbono orgânico.

RESULTADOS:

Análise preliminar tem mostrado que os sedimentos inconsolidados apresentam composição modal predominantemente de quartzo. Granulometricamente a fração areia é a dominante em comparação com os componentes silte e argila. Em todas as amostras analisadas a fração areia apresenta valores acima de 93%, assumindo a classe textura 13 (areia) na classificação de Lemos & Santos (1996) com textura de areia, areia franca a franco arenosa. Os valores de silte e argila são, portanto, negligenciáveis tornando inoperante a avaliação da razão silte/argila, a qual daria informações sobre a maior ou menor evolução do intemperismo. De qualquer modo, com exceção do poço N1, observa-se ligeira tendência na diminuição da razão silte/argila com a profundidade, possivelmente pela migração da argila em função da infiltração de água meteórica e alta porosidade e permeabilidade dos sedimentos. Para todos os elementos traços metais foram gerados gráficos que representam a variação dos seus teores ao longo dos diferentes níveis amostrais representativos de cada poço de pesquisa, para que dessa forma seja possível identificar a variabilidade desses teores de acordo com a profundidade e um eventual aumento dessas concentrações de um ou mais "elemento traço metálico" inseridos no ambiente avaliado.

CONCLUSÃO:

O contexto trata-se de um pacote areno-quartzoso de paleodunas e não de um solo "in situ" derivado do substrato siliciclástico e carbonático. A média dos valores de pH (sedimento:água 1:2,5) próximo da neutralidade aponta para a classe de reação do tipo "neutra", onde os baixos teores de Al + H (acidez potencial; no nosso caso o Al = 0) sendo o reflexo desta quase neutralidade. Com relação à matéria orgânica, seus insignificantes percentuais aliada aos irrisórios percentuais de argila conferem aos sedimentos areno-quartzosos, incluindo a camada superficial arável, um muito baixo poder de retenção catiônica, sendo, portanto cabível sua aplicação. De modo geral os elementos traços ao longo dos perfis, exibiram valores muito baixos quando confrontados aos teores médios naturais globais de rochas e solos. Os elementos As, Hg, Sb, Se e Sn se quer apresentaram teores mensuráveis. Essas baixas concentrações são comparáveis ou semelhantes àquelas dos arenitos avermelhados na Bacia Potiguar determinadas por Melo Junior (2008). Acrescenta-se ainda que a composição mineralógica essencialmente quartzosa, aliada ao ínfimo percentual síltico-argiloso e a quase completa ausência de matéria orgânica contribuem diretamente para os baixos valores de concentração dos elementos traço metálicos.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Metais, Pedoquímicos, Amostragem.