62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE NITROSILO COMPLEXOS DE RUTÊNIO (II)
Adriana Pereira Mundim Guedes 1
Gustavo Von Poelhsitz 2
1. Depto. de Química, UFG, Campus Catalão, Catalão/GO
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Química, UFG, Campus Catalão, Catalão/GO
INTRODUÇÃO:
O complexo metálico cisplatina e compostos relacionados são utilizados com sucesso no tratamento de câncer ovariano e testicular. Entretanto, existem problemas associados ao seu uso como a elevada toxicidade e a resistência adquirida por alguns tumores após a primeira dose. Em geral, drogas anticâncer baseadas no rutênio exibem uma baixa toxicidade e acumulam especificamente nas células de câncer. Isto ocorre devido à habilidade do rutênio mimetizar o ferro na ligação com certas biomoléculas, incluindo serum transferrina e albumina, que são responsáveis pela solubilização, transporte e detoxificação do ferro em mamíferos. Dois complexos de rutênio, conhecidos como KP1019 e NAMI-A, recentemente completaram a fase 1 dos testes clínicos. Os nitrosilo complexos de rutênio têm sido investigados como potenciais agentes antitumorais com resultados promissores, sendo sugerido que a liberação do óxido nítrico possa contribuir para tal atividade. Neste trabalho apresentamos a síntese e caracterização de novos complexos de rutênio(II) contendo em suas esferas de coordenação ligantes de interesse biológico/farmacológico.
METODOLOGIA:
Os complexos precursores de rutênio(II) utilizados na síntese dos novos derivados foram obtidos pelos procedimentos descritos na literatura. As reações foram feitas utilizando-se metanol como solvente e um pequeno excesso do ligante de interesse, oxalato (coordenado via O-O), 2,6-dipicolinato (coordenado via N-O) e 6-mercaptopurina (coordenado via N-S), levando à substituição dos cloretos e formação dos novos complexos. Em alguns casos adicionou-se o sal hexafluorfosfato de amônio em excesso com o objetivo de fornecer o contra-íon negativo ou positivo dependendo do complexo. Após concentrar a mistura reacional até aproximadamente 4-5 mL, a adição de água levou à precipitação dos sólidos pretendidos, que foram posteriormente filtrados em funil de placa sinterizada, lavados com água e na seqüência éter dietílico. Depois de secos os complexos foram caracterizados por meio de técnicas espectroscópicas, tais como: Espectroscopia Vibracional de Absorção na Região do Infravermelho (IV), Espectroscopia Eletrônica (U.V./vis) e Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear de Fósforo.
RESULTADOS:
Na caracterização dos novos complexos de rutênio(II) por IV, foi possível observar bandas características dos ligantes de interesse de cada complexo. A presença de bandas do ligante oxalato em 1699, 1659 e 1362 cm-1 confirmaram a coordenação do ligante em substituição aos cloretos. A coordenação do ligante 2,6-dipicolinato foi caracterizada pelas bandas em 1690 e 1343 cm-1 atribuídas a modos vibracionais da carbonila do grupo carboxilato. Observaram-se bandas em 1619, 1581, 1393 e 1231 cm-1 típicas do ligante 6-mercaptopurina. O espectro de RMN de fósforo do complexo com oxalato apresentou dois dubletos (53,9 e 51,2 ppm com Jp-p = 8,5 Hz), indicando que os fósforos estão trans a cloretos, sugerindo a coordenação do íon oxalato ao cento metálico de forma bidentada. Para o complexo contendo o ligante 6-mercaptopurina observou-se um singleto em 8,0 ppm e um par de dubletos (5,3 e -15,9 ppm) caracterizando a existência de duas espécies, uma contendo a bifosfina e dois ligantes 6-mercaptopurina bidentandos e outra contendo a bifosfina, o NO, um cloreto e um ligante 6-mercaptopurina bidentado. Os espectros de RMN de fósforo obtidos para os complexos bifosfinicos coordenados ao íon oxalato apresentaram dois tripletos, típicos de complexos com duas bifosfinas cis posicionadas.
CONCLUSÃO:
Neste trabalho foram obtidos seis novos complexos de rutênio, sendo que três estão com a geometria determinada, cujos dados espectroscópicos são consistentes com as estruturas propostas. Os outros três complexos serão estudados por outras técnicas de caracterização buscando a comprovação das geometrias propostas. Os compostos sintetizados são potenciais agentes antitumorais e antimicobacterianos e serão avaliados em linhagens de células tumorais e contra a tuberculose na próxima etapa do trabalho.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Complexos de Rutênio (II), Atividade Biológica, Óxido Nítrico.