62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O PROCESSO DE FRAGMENTAÇÃO DO COTIDIANO DO URBANO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
Milton Leandro Santos Leituga 1
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa analisa a fragmentação do cotidiano do urbano nas cidades médias, com o foco em Vitória da Conquista/BA, tentando interpretar as contradições sociais que esse processo desencadeia. Entende-se que é no local de desenvolvimento da vida cotidiana dos habitantes, seja no lazer, nas relações estabelecidas entre os vizinhos e nos lugares de significância das atividades das mais variadas possíveis, que surge o urbano, e é esse, com suas especificidades e singularidades, que constrói o coletivo social. Ao analisarmos os discursos que envolvem o urbano enquanto fragmentação, que é um tema inovador e, sendo assim, de grande importância para entendimento dos processos de transformação territorial que enfrenta a cidade de Vitória da Conquista, também estará contribuindo para fazer um diagnóstico da realidade socioespacial encontrada, o que, por sua vez, proporcionará à comunidade novos instrumentos de luta.
METODOLOGIA:
A elaboração da pesquisa está focada no Materialismo Histórico e Dialético, porque, com base no objeto de estudo proposto, busca-se um melhor entendimento de como a cidade é produzida revelando as contradições sociais na apropriação de seus diversos espaços. Por outro lado, a leitura teórica de autores como Lefebvre (2008), Souza (2008), Sposito (2004), dentre outros, deu suporte para a discussão do tema proposto. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica foi usada investigação em campo no Shopping Center Conquista Sul, na Av. Olívia Flores e na Lagoa das Bateias, fundamentada em aplicação de questionários e entrevistas com usuários, para comparação das especificidades de cada localidade; análise escalar sobre as influências de interesses locais e globais que nas áreas estudadas; e mapeamento da configuração dos espaços e dos seus diversos usos.
RESULTADOS:
Percebe-se que, nas áreas estudadas, vêm ocorrendo profundas transformações nas relações urbanas. Assim, uma nova lógica no cotidiano citadino é imposta pelo modelo urbano capitalista, o que coaduna com a chegada de grandes investimentos, com capital de bases nacional e global, e que decorrem na expansão territorial urbana, na intensificação da especulação imobiliária na cidade e na constituição de novos nexos de consumo. A pesquisa elucida que as atuais mudanças no processo de urbanização decorrem na fragmentação da/na lógica do urbano de Vitória da Conquista. Nessa perspectiva, o urbano, com toda a especificidade conquistense, avança em direção ao global, no sentido da absorção de certos estilos de vida, relacionados às expressões artísticas e culturais hegemônicas, direcionadas ao consumo, o que dá uma nova conotação e, por conseqüente, faz aparecer novas formas de relações entre os centros e as periferias. A interpretação da fragmentação do cotidiano urbano tem forte ligação com as relações capitalistas, as quais, com base na intensificação das formas globalizantes e que inserem no espaço urbano um cotidiano voltado para uma sociedade consumista e classista, segregam e excluem os mais pobres.
CONCLUSÃO:
Com base na análise do cotidiano urbano, a pesquisa revela: a face espoliativa e criadora da urbanização, cujo cerne é a produção de novas contradições na sociedade; a intensificação e apropriação desigual de espaço urbano de Vitória da Conquista, que são geradoras de grandes desigualdades sociais; que o processo de urbanização não democratiza, em sua expansão, os diversos usos propostos em seus discursos ideológicos; e que a fragmentação do urbano em cidades médias como Vitória da Conquista, num período em que a urbanização é fortemente caracterizada por modificações na estrutura das relações capitalistas, produz espaços de lazer segregados e destinados à reprodução da sociedade consumista.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional De Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Urbanização, Urbano , Fragmentação .