62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 6. Inteligência Artificial e Redes Neurais
AGENTES VOCAIS NO CONTROLE AUTONÔMICO DE DISPOSITIVOS EM REDE
Adolfo Pinto Guimarães 1
Daniela Mangueira Corumba 1
Hendrik Macedo 2
1. Depto. de Computação, Universidade Federal de Sergipe - UFS
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Computação - UFS
INTRODUÇÃO:
O aumento do número de dispositivos e tipos de rede é hoje uma realidade. Cada vez mais diferentes tipos de dispositivos interagem para troca de informações e para o compartilhamento de diversos tipos de recursos computacionais como impressoras, discos rígidos, CPU etc. Dessa forma, prevê-se um momento em que o gerenciamento será inviável de ser executado apenas com recursos humanos. Essa sobrecarga de atividades implica em imprecisões, erros, atrasos e falhas no gerenciamento. Nesse contexto, surge uma problemática: como garantir a diversidade de sistemas sem que haja um colapso a ponto de interferir no gerenciamento, na disponibilidade e na segurança dos serviços? Como solução para a problemática, este trabalho propõe uma metodologia que faz uso de agentes móveis e do conceito de redes autonômicas. Ainda é proposto o uso de voz como meio de comunicação para o gerenciamento humano-agente com a finalidade de tornar as atividades de gerenciamentos mais pervasivas.
METODOLOGIA:
Para implementar tal solução foi proposto um modelo de arquitetura que tem as seguintes características: o uso de uma arquitetura já estabelecida na área para o gerenciamento de redes autonômicas, o uso do framework JADE para o controle e desenvolvimento de agentes inteligentes com um grande grau de autonomia e mobilidade, e o uso de gateways de voz para a interação vocal humano-agente. A arquitetura para redes autonômicas FOCALE foi utilizada como base para o desenvolvimento do trabalho. Foram identificados seus principais componentes e quais destes deviam ser integrados com o JADE e com o gateway. Para validar a metodologia, foi utilizado como estudo de caso o gerenciamento do espaço em disco. Neste estudo de caso, agentes móveis patrulheiros migram em uma rede composta por dispositivos distintos (plataforma e sistema operacional), verificam o espaçamento em disco do dispositivo onde se encontram, tomam decisões de forma autônoma e realizam alguma ação corretiva ou preventiva. A proposta ainda foi aplicada tanto para notebooks e computadores de diferentes sistemas operacionais, mostrando sua aplicabilidade para sistemas Windows e Linux.
RESULTADOS:
A integração das diferentes ferramentas mostrou-se satisfatória no desenvolvimento do trabalho, podendo ser possível integrar o JADE com o gateway de voz e aplicá-lo ao nosso estudo de caso usando como base a FOCALE. Foram realizados testes com os agentes implementados usando a plataforma JADE e que conseguiam migrar entre os hosts em um primeiro momento através de comandos não vocais. Com a integração dos componentes com o gateway de voz, foram realizados os primeiros testes onde esses agentes eram capazes de migrar também através do comando de voz. Ambos os testes apresentaram resultados positivos e satisfatórios. Foram realizados também testes de integração da arquitetura com dispositivos móveis. Utilizando o sistema operacional Android foi possível implementar agentes inteligentes capazes de monitorar o dispositivo móvel e enviar informações para um outro agente em uma plataforma fixa capaz de tomar decisões de gerenciamento.
CONCLUSÃO:
A principal contribuição do trabalho foi o desenvolvimento de uma metodologia capaz de aplicar o controle autonômico a dispositivos distintos interligados em rede. Procurou-se garantir também uma maior pervasividade do controle destes dispositivos ao permitir o gerenciamento também por comando de voz. Com isto foi possível atacar os dois principais problemas levantados devido ao aumento do número de dispositivos e uma possível incapacidade humana para gerenciá-los. Como trabalho futuro fica a proposta de aplicar esta metodologia a um outro estudo de caso, como, por exemplo, o controle do ataque de pragas em dispositivos em redes.
Palavras-chave: Agentes Inteligentes, Redes autonômicas, Agentes Vocais.