62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO DA HERPETOFAUNA DO PARQUE MUNICIPAL MARIO COVAS, SOROCABA-SP.
Caio Vinicius de MIra Mendes 1
Heitor Zochio Fischer 1
Paulo Tadeu de Camargo 2
1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2. Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros
INTRODUÇÃO:

Dados mostram que o extermínio de áreas florestais por meio de alterações antrópicas vem causando graves problemas aos ecossistemas de um modo geral. A maior parte da biodiversidade animal está distribuída ao longo da região costeira brasileira e restrita a fragmentos florestais, intensamente habitados e impactados pelo ser humano, o que torna os estudos relacionados a estes remanescentes extremamente importantes. Essa constatação é ainda mais evidente com relação a grupos animais de baixa mobilidade geográfica relativa, como os anfíbios e répteis. Este projeto teve como principal objetivo realizar o levantamento e o monitoramento da herpetofauna (répteis e anfíbios), do Parque Municipal Mario Covas, município de Sorocaba, São Paulo.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado de agosto de 2008 a julho de 2009, e visto que esforços de campo em busca de representantes da herpetofauna são árduos e de baixo sucesso relativo, devido à casualidade dos encontros, utilizamos de forma combinada três métodos de coleta, sendo eles: busca ativa por tempo limitado, captura por terceiros e encontros acidentais. As buscas foram realizadas respeitando um cronograma de campo, o qual possuía mensalmente uma saída matutina, vespertina e noturna, totalizando 24 horas mensais, com exceção de algumas saídas noturnas após chuva, para busca por anuros.
RESULTADOS:
Obtivemos um total de 16 espécies de anfíbios anuros, pertencentes a cinco famílias. São elas: Leptodactylidae, Bufonidae, Hylidae, Microhylidae e Leiuperidae. Quanto aos répteis, foram registrados oito representantes de serpentes e oito lagartos. Em relação às serpentes, encontramos seis indivíduos da família Colubridae, um da família Boidae e um representante da família Viperidae. Já os lagartos estão representados por seis famílias: Teiidae, Scincidae, Tropiduridae, Polycrotidae, Gekkonidae, além de uma espécie relativamente de difícil observação, Ophiodes striatus da família Anguidae. Em relação a outras áreas da região, o Parque Municipal Mario Covas apresentou uma boa diversidade de espécies, levando em conta que as espécies generalistas foram encontradas nas áreas mais antropizadas, e espécies especialistas como Itapotihyla langsdorffii e Polychrus acutirostris, foram registrados apenas nos ambientes de mata fechada.
CONCLUSÃO:

Acreditamos que os resultados foram satisfatórios, totalizando 32 espécies pertencentes à herpetofauna da região, mostrando a importância de trabalhos de inventários, para futuros planos de manejo e conservação das espécies.

Instituição de Fomento: Cnpq
Palavras-chave: Levantamento, Herpetofauna, Parque Municipal Mario Covas, Sorocaba-SP.