62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia
CARACTERIZAÇÃO DA VELOCIDADE DOS VENTOS NA REGIÃO SUL DO CEARÁ
Luiz Martins de Araújo Júnior 1
Emerson Mariano da Silva 1
Francisco Nascelio Pinheiro 1
Antonio Geovan de Araújo Holanda Guerra 1
Kilvia Maria Viana Ávila 1
1. Universidade Estadual do Ceará / UECE
INTRODUÇÃO:
Atualmente, o grande problema da humanidade consiste em gerar energia elétrica de maneira sustentável. Nesse âmbito, pode-se citar a energia proveniente da biomassa, a energia solar e a energia eólica como parte da solução sustentável deste problema. Focando-se na energia eólica, sabe-se que é uma energia limpa e tem origem na dinâmica da atmosfera. Sabendo-se que o regime de ventos em uma determinada região depende das condições de instabilidade atmosféricas, tem-se a necessidade de estudos relacionados à caracterização de recursos eólicos, direção e a velocidade dos ventos, para que se possa ter um planejamento eficaz da inserção dessa energia nas matrizes energéticas locais (CAMPOS, 2004; DALMAZ, PASSOS e COLLE, 2008). Segundo Sauer et al (2006), o Brasil possui ótimos sítios para aproveitamento da energia eólica, e estudos apontam a existência de áreas com excelentes potenciais para exploração dessa energia ao longo do litoral e do interior do Nordeste Brasileiro. Assim, esse trabalho tem como objetivo investigar a utilização do software Windographer® como uma ferramenta de análise estatística, para obtenção da distribuição de Weibull, bem como para obtenção da função densidade de potencia eólica, a fim de caracterizar o potencial eólico na região Sul do Ceará.
METODOLOGIA:
No estudo foram usadas séries de dados horários de velocidade e direção do vento, a 10 metros de altura da superfície, das plataformas de coletas de dados (PCD) dos Municípios de Assaré, Jati e Santana do Cariri encontrados no banco de dados meteorológicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). O período de dados disponíveis varia para cada PCD, assim, para a PCD de Jati tem-se dados de janeiro a dezembro de 2005, e para os municípios de Assaré e Santana do Cariri, tem-se dados no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2006. Foi utilizado o Windographer® para a obtenção da estatística descritiva, médias diárias, médias mensais, distribuição de freqüência dos dados de velocidade e direção do vento, observados nas PCD dos municípios em estudo, bem como para obtenção da distribuição estatística de Weibull, com seus respectivos parâmetros, conforme proposto em Silva (2003). O Windographer®, desenvolvido pela Mistaya Enginnering Inc, é um software capaz de visualizar séries temporais, rosas dos ventos, histogramas, além de calcular o coeficiente de cisalhamento do vento e a densidade de energia eólica, bem como de realizar ajustes dos dados a distribuição de Weibull, fornecendo os valores de seus parâmetros de forma e de escala.
RESULTADOS:
Através dos resultados médios diários é possível observar dos ciclos distintos, um com valores mais intensos no período diurno e outro com menore valores médios no período noturno. Em relação à velocidade média mensal do vento, em Assaré/CE observa-se que entre os meses de novembro e abril tem-se diminuição nos valores, sendo que o menor valor médio mensal foi registrado no mês de abril. Nos meses subseqüentes, observa-se um aumento nos valores médios mensais, registrando-se maiores velocidades médias entre agosto e novembro. Em Jati/CE observa-se que, de março a agosto há um aumento dos valores médio da velocidade do vento, com maior valor médio registrado no mês de agosto e no outro período de meses tem-se uma diminuição desses valores, com ocorrência de menor valor registrado em março. Para Santana do Cariri/CE, entre julho e agosto apresenta-se valores constantes, sendo estes os maiores valores médios do período estudado, de setembro a março observa-se uma diminuição desses valores, com ocorrência de menor valor médio no mês de março. Desta forma, tem-se que em geral os menores valores registrados são por volta do mês de março e os maiores valores médios geralmente ocorrem no segundo semestre do ano.
CONCLUSÃO:
As regiões dos municípios de Assaré, Jati e Santana do Cariri, que estão localizadas no setor Sul do Estado do Ceará apresentam aproximados regimes de ventos, com variabilidade diária e mensal semelhante. Assim, conclui-se que nesses municípios, encontram-se em média, uma variação diurna com aumento nos valores médios de velocidade do vento entre 06:00 e 18:00 horas local, com valor médio de pico, ocorrendo aproximadamente por volta das 11:00 horas local. Em relação à média mensal da velocidade do vento no setor Sul do Ceará, conclui-se que, se tem maiores valores no período que vai de abril a agosto, sendo que em Assaré/CE a intensificação dos ventos se dá até novembro, com maior freqüência de ocorrência de eventos que estão acima de 4,0 m/s, nesse período. Outra característica importante encontrada nas series de dados de velocidade do vento desses municípios do setor Sul do Ceará é que o mês de março apresenta, em geral, a maior freqüência de ocorrência de valores médios de velocidade do vento abaixo de 4,0m/s, mês que está inserido na quadra chuvosa dessa região (Silva, 2007).
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Vento, Energia eólica, Windographer.