62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia
ANÁLISE PRELIMINAR DAS QUANTIFICAÇÕES DOS RECURSOS EÓLICOS DA REGIÃO DE PARACURU E SÃO GONÇALO DO AMARANTE NO CEARÁ
Kílvia Maria Viana Avila 1
Francisco Nascelio Pinheiro 1
Luiz Martins de Araújo Júnior 1
Emerson Mariano da Silva 2
1. Universidade Estadual do Ceará / UECE
2. Orientador - Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas, MCFA/ UECE
INTRODUÇÃO:

Segundo Filgueiras et al (2005), o Brasil possui um elevado potencial eólico, tendo a região Nordeste como a mais favorável para o aproveitamento na geração de energia elétrica. Moura et al (2005), afirma que o Nordeste brasileiro apresenta ventos comerciais, caracterizados por velocidades altas com direção de vento relativamente constante.

A energia eólica é fonte de energia limpa, abundante, proveniente da energia contida nas massas de ar em movimento (vento) (FRANCELINO, 2008; SILVA, 2007). Contudo, o regime dos ventos pode variar no tempo devido a alterações climáticas, mudanças de rugosidade e obstáculos, entre outros fatores. Assim o conhecimento do comportamento e das características dos ventos é fundamental para o aproveitamento dos recursos eólicos de uma região (SILVA,1999).

Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo estudar o comportamento dos ventos utilizando o software Windographer®, para a obtenção de parâmetros estatísticos e ajuste de curva, através da distribuição de Weibull, a partir dos dados de velocidade e direção do vento, dos municípios cearenses de Paracuru e São Gonçalo do Amarante.

METODOLOGIA:

Nesse trabalho foram utilizadas séries de dados horários de velocidade e direção do vento, no ano de 2005. Estes dados foram coletados em alturas de 20, 40 e 60 metros através de uma Torre Anemométrica (TA) instalada em Paracuru e a uma altura de 10 metros da superfície através de Plataforma de Coleta de Dados (PCD) localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante, obtidos respectivamente, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (SEINFRA) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

Para a obtenção de médias diárias, médias mensais e da distribuição de frequência dos dados de velocidade e direção do vento nos municípios em estudo, bem como para obtenção da aplicação da distribuição estatística de Weibull foi utilizado o software gráfico Windographer®.

O Windographer® é um poderoso software, desenvolvido pela Mistaya Enginnering Inc, através do qual é possível visualizar séries temporais, rosas dos ventos, histogramas, além de calcular coeficientes eólicos como o de cisalhamento do vento, densidade de energia eólica, intensidade da turbulência encontrada no local bem como os parâmetros da distribuição de Weibull.

RESULTADOS:

Os resultados mostraram que o horário de maior intensidade na velocidade média diária do vento, para as regiões estudadas, é no período das 07:00 às 18:00 horas local. Em adição, observa-se que tem-se redução dos valores médios diários no período da tarde e valores aproximadamente constante no período da noite.

Em relação à velocidade média mensal do vento, em Paracuru verificou-se entre os meses de agosto a dezembro os maiores valores médios e a maior frequência de ocorrência de ventos acima de 9,0 m/s. No período de meses entre janeiro e julho tem-se uma redução desses valores, com ocorrência do menor valor médio de velocidade registrado em março, próximo a 6,5 m/s.

Em São Gonçalo do Amarante, tem-se um aumento nos valores médios de velocidade do vento, entre os meses de julho e outubro, chegando a alcança um valor máximo de aproximadamente 5,5 m/s no mês de outubro, nos outros meses observa-se uma diminuição desses valores.

Observa-se que em Paracuru a direção do vento varia entre as direções nordeste e sudeste, no entanto os ventos ao longo do ano apresentam direção predominante de leste. Para São Gonçalo do Amarante, temos a predominância dos ventos na direção leste, com pequenas variações para sudeste e sudoeste.

CONCLUSÃO:

As regiões dos municipios de Paracuru e São Gonçalo do Amarante localizadas na porção norte do Estado de Ceará, e que fazem parte da zona litorânea do Estado, apresentaram uma homogeneidade no regime dos ventos, com variabilidade diária e mensal semelhante.

Em relação ao perfil médio diário da velocidade do vento, em ambas cidades, identifica-se um aumento nos valores médios de velocidade no periodo diurno, com maior taxa de variação entre 07:00 e 11:00 horas, horário local. Apresentando valores máximos médios, aproximadamente, de 9,7m/s em Paracuru, e de 6,3 m/s para São Gonçalo do Amarante.

Conclui-se que, para os dois municípios os valores de velocidade do vento superam a média mensal no periodo que vai de julho a outubro. Durante a estação chuvosa da região, primeiro semestre, uma redução nestes valores é observada.

A distribuição de freqüência obtida para os dados de direção do vento mostram que, ao longo do ano, em Paracuru e São Gonçalo do Amarante se tem ventos predominantes de leste, com alguns eventos que variam de nordeste a sudeste.

Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Velocidade do vento, Distribuição de Weibull, Energia Eólica.