62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 7. Etnologia Indígena
MOBILIZAÇÕES DE PROFESSORES INDÍGENAS E POLÍTICAS DA CULTURA EM CAUCAIA
Maíra Pereira Leão 1
Jouberth Max Maranhão Piorky Aires 2
1. Curso de Ciênciais Sociais - CH - UECE
2. Prof. Dr./Orientador - Curso de Ciênciais Sociais - CH - UECE
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre um evento importante da mobilização de professores e lideranças indígenas Tapeba, no município de Caucaia-CE, a Marcha Tapeba. Organizado desde o ano de 2004, a Marcha ocorre anualmente no dia três de outubro e faz parte das comemorações ao Dia do Índio Tapeba, marcando também o aniversário de morte daquele que é considerado o primeiro Cacique do Povo Tapeba, Vitor Perna-de-Pau. Nos anos anteriores, a caminhada partia da Igreja do Capuan seguindo em direção à Lagoa dos Tapebas. No entanto, em sua VI edição, realizada no ano de 2009, o evento ocorreu na sede do Município de Caucaia, partindo da Igreja Matriz e percorrendo as ruas do centro do município, tendo com o tema: Preservar o Meio Ambiente para garantir nossa reprodução física e cultural. O presente trabalho estando inserido no projeto de pesquisa Mobilizações de Professores Indígenas e Políticas Multiculturais tem por finalidade os processos através dos quais o conhecimento gerado no contexto das políticas multiculturais é empregado por professores e alunos em seus discursos e práticas.
METODOLOGIA:
Com a intenção de compreender estes processos recentes, deu-se inicio a uma revisão bibliográfica acerca do assunto, seguida pela preparação e pesquisa de campo propriamente dita. A observação da Marcha concentra-se numa série de aspectos, tais como: trajeto da marcha, mudança de local, registro de discursos e performances indígenas (danças, rituais etc.); mapeamento da rede de apoio político, logístico e financeiro; registro das intervenções dos agentes indigenistas (ONGs, órgãos públicos, intelectuais, etc.); descrição dos grupos organizados, participação de crianças e de outros segmentos das escolas diferenciadas; reações do público e, finalmente, uma série de entrevistas explorando inúmeros aspectos do evento (história, trajeto, organização, significados, participação da escola etc.).
RESULTADOS:
A 6ª edição da Marcha teve sua concentração localizada na Praça Igreja Matriz do Município de Caucaia e marcou o lançamento da campanha pela demarcação da terra indígena, com o tema: "A Demarcação da Terra Indígena Tapeba" e com o Lema: "Preservar o Meio Ambiente para garantir nossa reprodução física e cultural". O principal motivo da mudança do local da mobilização indígena, tradicionalmente realizada no Capuan, segundo seus participantes, se daria pela maior visibilidade, com a intenção de expandir as áreas de atuações para fora da aldeia. A edição de 2009 da marcha Tapeba marca um novo contexto político local, onde há uma aliança com a Prefeitura Municipal de Caucaia, juntamente com "velhos parceiros" (que estão entre: Deputados Estaduais e Federais; Pesquisadores; indígenas de outras etnias; etc.), e assim, formando um arco de alianças para intervir junto ao Governo do Estado em prol da Campanha de Demarcação de Terra Indígena Tapeba. A Marcha também marcou o apoio conjunto entre os índios Tapebas e os índios Anacés, residentes em São Gonçalo do Amarante na região metropolitana de Fortaleza, ambos buscam a demarcação de suas terras. O ato público também contou com a apresentação de um livro que arrecadará 100 mil assinaturas de apoio à demarcação.
CONCLUSÃO:
A Marcha Tapeba é uma iniciativa dos professores indígenas preocupados em chamar a atenção dos meios de comunicação e autoridades locais para os problemas enfrentados pela comunidade indígena, sobretudo no que diz respeito à questão da demarcação das Terras Indígenas, a mesma pode ser também considerada uma resposta aos discursos que fazem referência a não existência de índios no Estado do Ceará e, a uma só vez, como resultado das políticas educacionais e da emergência de uma nova categoria de sujeitos coletivos, o professor indígena. A Marcha Tapeba insere-se no idioma contemporâneo das políticas de reconhecimento identitário, sendo assim, um importante momento para compreendermos o campo político que se constrói no interior e fora do movimento indígena, analisando as representações produzidas e apropriadas por professores e lideranças indígenas Tapeba, nas suas diferentes áreas de atuação, tanto na organização quanto na própria Marcha Tapeba.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Antropologia da Educação, Mobilizações Indígenas, Educação Escolar Indígena.