62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
DETERMINAÇÃO DE CINZAS E MINERAIS EM MÉIS PRODUZIDOS POR Melipona subnitida D.(JANDAÍRA) ORIUNDOS DE LOCALIDADES DO CEARÁ.
Islay Lima Magalhães 1
Maria da Conceição Tavares Cavalcanti Liberato 2
Selene Maia de Morais 3
Carlos Emanuel de Carvalho Magalhães 4
Jucid Wisley Oliveira Freire 5
1. Laboratório de Bioquimica e Biotecnologia,Curso de Química da UECE.
2. Profa. Ms./Orientadora-Laboratório de Bioquimica e Biotecnologia-UECE
3. Coord. do Curso de Química-UECE
4. Prof. do Curso de Química - UECE
5. Laboratório de Bioquimica e Biotecnologia,Curso de Química da UECE.
INTRODUÇÃO:
O mel é considerado um fluido viscoso, aromático e doce, elaborado pelas abelhas a partir do néctar das flores e/ou exsudações sacarínicas de partes vivas das plantas, podendo ainda ser proveniente das excreções de insetos sugadores que se alimentam de partes vivas das plantas. A abelha sem ferrão Melipona subnitida D. (Jandaíra), é um meliponíneo típico do sertão nordestino. Seu mel é usado desde que os povos indígenas que habitavam a região. O mel produzido pelas espécies de meliponíneos apresenta geralmente diferenças, em alguns parâmetros físico-químicos, do mel produzido por Apis mellifera. O teor de minerais no mel é descrito como cinzas ou resíduo mineral. É uma análise importante na avaliação da qualidade do produto. Os minerais presentes no mel apresentam concentrações variáveis, dependendo do tipo de abelhas, clima, solo e origem botânica. Os minerais influem também diretamente na coloração do mel, estando presentes em maior concentração nos méis escuros, em comparação com os claros. O objetivo desse trabalho foi determinar o teor de cinzas nos méis cearenses, produzidos por Melipona subnitida D. (Jandaíra), identificando em cada amostra o conteúdo de minerais presentes.
METODOLOGIA:
Amostras da ordem de 5 g de mel foram acondicionadas em cadinhos de porcelana previamente aquecidos. O conjunto foi posto sobre placa de aquecimento a 350°C, em capela de exaustão, por 1 h (até cessar a emissão de fumaça). Em seguida levado para mufla a 600°C por 5h, resfriados em dessecador e pesados com intervalos de 1 h, até massa constante (Brasil 2000). A análise foi realizada em triplicata. As cinzas foram solubilizadas em meio ácido e o volume aferido em balão de 10 mililitros. A partir da solução das cinzas, determinou-se o teor de constituintes minerais por espectrofotometria de absorção atômica com chama.
RESULTADOS:
Os teores de cinzas obtidos variaram de 0,0138 % a 0,1517 %. Os metais encontrados nos méis foram Sódio, Potássio, Cálcio,Magnésio, Ferro, Cobre, Manganês, Cromo, Zinco e Selênio. A análise destes minerais foi necessária para confirmar a influencia dos mesmos na cor do mel. Outras informações importantes destes minerais são o solo, a florada e condições climáticas da maturação da colméia e coleta.
CONCLUSÃO:
Os méis analisados foram aprovados, nesta análise, pois os valores são admitidos como satisfatórios (valor máximo 0,6%, Brasil 2000). Diferenças nos resultados encontrados refletem variedades de solo, floradas e condições climáticas.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Melipona, Cinzas, Minerais.